Escondida entre paredões rochosos, que garantem uma certa privacidade aos seus visitantes, a praia de Tambaba, a 30 km de João Pessoa, na Paraíba, é referência no Brasil e no exterior quando o assunto são as praias nudistas. Desde 1989, o local é autorizado legalmente a ser frequentado por adeptos do naturismo.
Entre as atrações do lugar, estão o mar limpo, com piscinas naturais de águas mornas e corais, cercados por paredões e árvores, que criam um cenário paradisíaco. Entre as praias de nudismo, Tambaba também é uma das que possui melhor infraestrutura para receber turistas, com pousadas, restaurantes, além seguir as normas criadas pela Federação Brasileira de Naturismo (FBrN) para manutenção da ordem pública.
Na área naturista, é proibida a entrada de homens sozinhos. Eles precisam estar acompanhados da família, conhecer um casal da sociedade, ou portar um passaporte de uma associação naturista. A medida visa evitar que o espaço seja usado por voyeurs e pessoas mal intencionadas. Fotografar ou filmar pessoas nuas, sem o devido consentimento, também é prática proibida.
Além da área de nudismo, em que o visitante não pode entrar vestido, a praia oferece um espaço para aqueles que ainda não se sentem à vontade em se despir. A seção funciona como um espaço de adaptação, onde os simpatizantes ou novos praticantes da ideologia podem ficar vestidos, ou com uma peça ou outra de roupa de banho.
Naturismo pelo Brasil
Além de Tambaba, os adeptos do naturismo podem contar com um roteiro pelo litoral brasileiro que passa pelas praias de Massarandupió (Entre Rios/BA), Barra Seca (Linhares/ES), Abricó (Grumarí/RJ), Olho de Boi (Búzios/RJ), Galheta (Florianópolis/SC), Pedras Altas (Palhoça/SC), Praia do Pinho (Balneário Camboriú/SC)
A internauta Cleide Isabel, de São Bernardo do Campo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra.