Exemplo de conteúdo. O conteúdo completo de BIBLIOTECA VIRTUAL está disponível para assinantes. Assine já. A assinatura é gratuita.
Bayard Do Coutto Boiteux
O Rio sedia,nos próximos dias,o maior evento de turismo da America Latina,o Congresso da Associação Brasileira das agências de viagens,no Riocentro.Ele deverá ser o maior evento da entidade,com mais de 15 000 participantes do Brasil e de 18 países.Paralelo ao Congresso,acontece a Feira das Americas,que vai ocupar os 3 pavilhões do Riocentro.
Em plena crise ,a atividade turística deverá buscar durante o evento,soluções criativas e empreendedoras para a maxi desvalorização do real.Esperamos sinceramente que os agentes participantes não se utilizem mais uma vez do congresso,para discutir comissão de companhias aéreas mas que reflitam sobre o papel que devem desempenhar,com novas opções de comercialização do produto turístico,baseadas na criatividade,que deve pautar aqueles que trabalham em turismo.É lamentável como o conceito de pacote evoluiu muito pouco nos últimos anos e que opções diferentes,como o all inclusive nos cruzeiros sirva para criar polêmicas ,entre os diversos prestadores de serviço.
É preciso também que os organizadores do evento entendam melhor o papel dos acadêmicos de turismo,sobretudo aqueles com visão empresarial e compreendam o papel de estudantes na visitação do evento,de forma gratuita,como uma colaboração efetiva,para os futuros profissionais.Faz-se necessário urgente que se desenvolvam pesquisas durante o evento,para que se saiba extamente o papel econômico do mesmo e sobretudo o perfil dos expositores e congressistas,assim como e os pontos positivos e negativos.Tal trabalho encontra muita resistência,quando sugerido.
Normalmente,feiras de tal porte se dividem em jornadas profissionais e abertas ao público.Por um erro promocional,a visitação aberta ao público não conseguiu atingir os níveis desejados e deixa de ser oferecida em 2008.Um equivoco,que deveria ser compensado ,em função da distância do Riocentro,com acordos operacionais com empresas de transporte concedido e uma campanha,na mídia do Rio.
Não podemos negar,no entanto,que os olhos do empresariado brasileiro,de todos os segmentos da atividade vão se voltar para o Rio.É o momento de mostrarmos nossa hospitalidade e nossa competência na organização dos maiores eventos do país.É fundamental uma interação dos governos,não apenas para ganhar eleições municipais ,mas para deixar patente a idéia de que o Rio é o sonho de consumo,por força de suas belezas naturais e culturais,apesar de todas as mazelas de um grande centro urbano,que creceu desordenamente,como a segurança ,a mendicância e o cescimento das favelas.
O Rio agradece à Abav e se sente honrado em mais uma vez propiciar aos nossos visitantes empresários,uma experiência inesquecível da cidade maravilhosa.