Uns atraem pelo exotismo, outros pela badalação. Há quem vá para fugir do frio, mas algo eles têm em comum: todos estão na lista dos destinos favoritos dos viajantes de carteirinha. Observando as preferências dos seus cerca de 500 mil usuários que a agência online Atrápalo chegou à lista dos cinco destinos brasileiros para curtir até o final do ano.
O levantamento reflete o comportamento de compra dos viajantes brasileiros nos últimos três anos, revelando que a preferência nacional entre os meses de agosto a dezembro vai desde cidades tipicamente conhecidas pelo calor, agitação e belas paisagens, como Porto Seguro e Natal, até opções famosas por seus eventos anuais, como Blumenau, com a Oktoberfest, e Gramado, com o Natal Luz. Paralelamente a estas tendências que se repetem a cada ano, a lista também indica dois destinos que prometem atrair cada vez mais turistas, como a cidade de Prado, na Bahia, e o Jalapão, no Tocantins.
Agosto: Jalapão
Um paraíso dos Tocantins que é tendência e ganhou fama nos últimos anos. Perfeito para quem quer fazer ecoturismo com passeios na Cachoeira da Velha, nas dunas e no imperdível Fervedouro — verdadeiras banheiras de água azul transparente no meio da vegetação. O lugar também é recomendável para quem quer fazer atividades de aventura, como o rafting.
Setembro: Prado
O novo queridinho da Bahia. Berçário de baleias, areia fina, água cristalina e falésias coloridas. Um destino ainda pouco conhecido, mas que tem tudo para ser o top da Bahia. Uma breve caminhada pela cidade já revela os encantos da cultura local, ainda praticamente sem influências externas. Além disso, vale muito a pena para quem quer economizar, já que tudo é mais barato por lá.
Outubro: Blumenau
A Oktoberfest de Blumenau atrai milhares de turistas para a cidade sulista. É considerada a maior festa germânica das Américas, excelente para quem curte decorações, roupas, comidas e danças típicas alemãs — além do tradicional e saboroso chopp.
Novembro: Porto Seguro e Natal
Quem nunca visitou Porto Seguro não sabe a experiência que está perdendo. A cidade oferece opções diversas para todos os gostos: as famosas barracas à beira-mar, os passeios pela cidade histórica e as lindas praias de Muté, Cruz Cabrália e Coroa Vermelha. Novembro ainda é considerado baixa temporada, e os preços costumam sair mais em conta.
Dezembro: Gramado
Quem pensa que a cidade só atrai turistas no inverno ainda não conhece o Natal Luz. Realizado entre os meses de novembro a janeiro, o evento recria com riqueza de detalhes o ambiente e magia da época natalina. Pode ser uma boa opção para viajar com as crianças, pois existem diversas atrações que com certeza eles vão adorar: a aldeia de Papai Noel, com a neve, renas, a fábrica e museu de brinquedo, e a Árvore dos Desejos, onde há plaquinhas para escrever pedidos ao Papai Noel.
Fonte: ZERO HORA