Visitar uma cidade na época certa do ano pode fazer toda a diferença para a experiência turística. E isso significa que o viajante vai encontrar os pontos turísticos em suas melhores fases. Pensando nisso, o site Lonely Planet reuniu dicas para curtir melhor 10 destinos pelo mundo.
Pré-temporada de Páscoa, em Barcelona, Espanha: celebrado em fevereiro ou março, Carnestoltes Barcelona é o Caranaval dos espanhóis e termina 47 dias antes do domingo de Páscoa. A folia começa na Rua Gran (Grand Parade ou perto da Plaça d’Espanya. Todos os tipos de carros alegóricos e carruagens participam para receber o Rei do Carnaval. A festa culmina na Enterrament de la Sardina (enterro do Peixe), muitas vezes, na colina de Montjuïc na quarta-feira seguinte, para marcar o início da Quaresma.
Hanami, Tóquio, Japão: durante a primavera japonesa, de fevereiro a abril, as cerejeiras (sakura) florescem e enchem os parques com sua rara beleza. Os japoneses aproveitam a chegada do bom tempo para passear pelos parques e fazer piqueniques à sombra desse verdadeiro espetáculo da natureza. Há dois pontos em Tóquio conhecidos pela tradição: o Ueno Park e Yoyogi Park. O Rio Meguro é um outro ponto de visão, com mais de 800 árvores.
Colheita de uva, Champagne, França: conhecida no tempo dos romanos como Campânia (Land of Plains), Champagne é uma região predominantemente agrícola conhecida por seus vinhos espumantes. De acordo com a lei francesa, somente espumante da região – cultivado em áreas designadas, então envelhecida e envasada de acordo com as normas mais rigorosas – podem ser rotulados como champanhe. A Route du Champagne Touristique (Route Champagne) é a oportunidade de se conhecer esses caminhos. A colheita acontece entre setembro e outubro.
Verão, Roma, Itália: desde o final de junho a agosto Roma é quente e úmida, às vezes até insuportável. Mas é nesta época quea cidade fica mais vibrante, com a vida transbordando para as ruas e festivais ao ar livre em abundância. Arranje tempo para ficar ociosa em cafés ensolarados e se perder em ruas estreitas. Votado pelos habitantes locais como um dos melhores restaurantes da cidade, a Ponte Milvio é um local visita obrigatória, localizado na Piazzale di Ponte Milvio.
Goa, Índia, fora da alta temporada: diz-se que a melhor época para visitar o estado indiano de Goa é durante os meses mais frios, de novembro a março. Festas e celebrações são realizadas para receber a chuva .O lado positivo da visita neste momento é que você vai ter o lugar para si mesmo a um baixo. Se você chegar em outubro, logo no início da época turística, você ainda vai encontrar as praias agradavelmente vazias. Durante a estação das monções você deve se vacinado contra a febre tifóide e tomar medidas para prevenir a malária.
Sol da meia-noite, Reykjavík, Islândia : geralmente, no verão o clima é fresco e as ruas são iluminadas com 22 horas de sol por dia. Os melhores meses para visitar a Islândia são maio, junho e julho, os meses mais secos e mais quentes do ano. Alta temporada vai de junho ao final de agosto.
Temporada do Salmão, Anchorage, EUA: os trabalhadores de escritório em Anchorage, Alasca, começam a pesca do salmão na hora do almoço. No início de junho o salmão-rei começa a desova em Ship Creek, mas o peixe também é encontrado em Parade, um evento anual em que os artistas locais transformar salmão em fibra de vidro. O concurso de arte resultou em um Elvis Presley de salmão e outras referências conhecidas.
Mês de maio, Londres, Inglaterra: no primeiro raio de sol de primavera, o número dos londrinos com os rostos voltados para o sol é cativante. Moradores da cidade ocupam os gramados dos parques na hora do almoço ou sentam sob as caixas recém-floridas das janela dos pubs.
Natal, Dublin, Irlanda: o mês de dezembro, em Dublin, é extremamente agitado. A começar pela tradição de nadar 20m antes do almoço de Natal. No dia 26 de dezembro, há uma outra comemoração: O Dia de São Estevão (St. Stephen’s Day). Um show de fogos no Rio Liffey é realizado para comemorar a chegada do novo ano, mas se consideramos que a lei em relação aos fogos de artifício na Ilha Esmeralda são bem restritas, é fácil entender que eles vêem esta questão com uma perspectiva mais voltada para a segurança do que para a diversão.
Junho, Nova York, EUA: o mês primeiro verão inteiro em Nova York traz uma série de desfiles, festivais de rua e concertos ao ar livre. A Summer Stage, no Central Park tem uma incrível line-up de músicos de rock, pop e mundo, além de temperaturas superiores a 20 ° C. Há grandes descontos nos restaurantes de primeira linha durante a Restaurant Week. Mês do Orgulho Gay culmina em uma grande marcha pela Quinta Avenida, no último domingo do mês.