Bayard Boiteux

Argelinos fazem tour pelo Brasil em grupo de turismo com 2 mil pessoas

Argelinos em São Paulo, antes do embarque para Balenário Camboriú: esperança de classificação (Foto: Ana Carolina Moreno/G1)

Grupo acompanha jogos em Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba.
Em São Paulo, eles encheram 31 ônibus e ocuparam pelo menos 4 hotéis.

Um grupo de 2 mil argelinos que compraram um pacote de turismo para seguir sua seleção na Copa do Mundo tem se divertido por diversas cidades do Brasil. Apesar de ainda não terem visto uma vitória da Argélia no quarto mundial de futebol de que participa, os torcedores mantêm o bom humor e fazem festa por onde passam. A torcida é que, neste domingo (22), na partida contra a Coreia do Sul, o time repita pelo menos o feito de fazer um gol, conquista alcançada contra a Bélgica na última terça (17). Em 2010, na África do Sul, o time deixou a competição com três derrotas e zero gols.

Segundo a coordenadora do grupo, outros 3 mil argelinos também participam de tours semelhantes durante os meses de junho e julho no país.

Na última quinta-feira (19), a região da Avenida Paulista, em São Paulo, amanheceu colorida de branco, vermelho e verde, as cores da bandeira argelina. Cerca de 250 dos 2 mil turistas se hospedaram em um hotel na Rua da Consolação durante a noite em que estiveram na cidade, depois da passagem por Belo Horizonte. Os demais estavam espalhados em pelo menos outros três hotéis no Centro paulistano.

Naquela manhã, eles encheram 31 ônibus fretados para seguir rumo ao Sul do Brasil. A próxima parada foi Balneário Camboriú, em Santa Catarina, mas neste domingo (22) eles já estão em Porto Alegre para a partida contra a seleção sul-coreana.

Na próxima quinta-feira (26), eles estarão na Arena da Baixada, em Curitiba, para o último confronto da primeira fase, contra a Rússia. “E se passarmos para a próxima fase, nós vamos ficar”, afirmou o advogado Waoid, de 25 anos.

illal, de 35 anos, disse que ficou um pouco decepcionado com o time na partida de estreia. “Nós tivemos chance. A Bélgica não é tão forte, mas não jogamos bem”, avaliou.

Alto astral
Nem por isso a viagem perdeu a animação. “Eles têm muito alto astral, estão sempre cantando, têm até dancinha”, afirmou Bruna Barrios, coordenadora do tour, que foi organizado por uma empresa argelina e outra francesa.

“Eles ficaram até felizes porque teve gol. Me disseram que na outra Copa não fizeram nenhum gol.”

Essa é a quarta Copa do Mundo com participação da Argélia. Mas a equipe não vence um jogo no mundial de futebol desde sua estreia, em 1982. O país esteve também nas Copas de 1986 e 2010.

Na África do Sul, apesar de não terem balançado a rede, os jogadores argelinos comemoram um de seus maiores feitos futebolísticos: um empate contra a Inglaterra.

Deixe um comentário