A advogada Nathalya Godoy, de 27 anos, teve uma crise de choro na semana passada quando chegou ao quarto do hotel Disney’s All-Star Sports Resort, onde estava hospedada com o marido, Igor Godoy, e encontrou a porta encostada e as malas do casal abertas. Eles foram vítimas da onda de furto em hotéis de Orlando, nos Estados Unidos. No caso de Nathalya e Igor, o furto aconteceu dentro do complexo de hotéis da Disney.
Câmera fotográfica, relógios, roupas, perfumes que eles tinham comprado nas lojas de Orlando, nos Estados Unidos, foram furtados. O que o ladrão não quis levar, como roupas de bebê, roupas femininas e uma boneca da Maggie Simpson, ficou jogado no chão do quarto.
“Quando voltamos do Epcot Center, onde comemoramos um ano de casados, vimos que a porta estava encostada. Acendemos e vimos as roupas reviradas, malas abertas, cadeados abertos, zíper aberto, e muita coisa tinha sido levada”, relata Nathalya. “Comecei a chorar desesperada. Eu estava transtornada.”
O casal de Brasília foi falar com a gerência do hotel. Segundo Nathalya, o gerente disse que a mala era “muito vulnerável”, e que não havia nada que o hotel pudesse fazer.
“Nos deram US$ 130 e nos mudamos para o quarto de outro hotel do complexo, já que o nosso estava lotado”, disse Nathalya.
Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa da Disney no Brasil disse que a empresa não iria comentar o caso.
A jovem lembra que o quarto em que ficaram era o último do corredor, ficava no térreo e dava de frente para uma mata. “Nenhum hóspede passaria por ali”, afirmou.
Os brasileiros chamaram a polícia, que fez o “report” (boletim de ocorrência) no local. O casal também entrou em contato com o sistema de reclamação do cliente da Disney. “Estamos aguardando a resposta deles para ver que providências vamos tomar”, disse a advogada. “Queremos ter ressarcido os nossos bens materiais, já que os morais não tem como.”
Nathalya disse que passaporte e dinheiro não foram roubados porque naquele dia o casal levou tudo com eles para o parque. “Levamos o passaporte caso pedissem a nossa identidade na hora de tomarmos um vinho para celebrar o nosso aniversário de casamento”, justificou.
“Ficamos muito chateados com o que aconteceu. Traumatizados. Vai ser difícil esquecer o que a gente passou”, disse Nathalya.
Cresce número de furtos
O furto ao casal engrossa as estatísticas de turistas brasileiros que foram furtados em hoteis e veículos de Orlando, Miami e outras cidades da Flórida.
Adriana Bacelar, de São Paulo, teve malas e compras furtadas em outro hotel de Orlando, que fica na região próxima aos parques da Universal Studios.
Lucila Santos, de São Caetano do Sul (SP), foi vítima de furto em um hotel da região da International Drive, uma rua central e muito movimentada da cidade.
O número de furtos registrados no Consulado-Geral do Brasil em Miami aumentou nos últimos anos. Segundo o consulado, em 2011 foram registrados 126 casos de furtos a brasileiros. Em 2012, 117 casos e, em 2013, 224 ocorrências, e este ano, até esta terça-feira (23), já foram notificados 223 casos de furtos, o que dá uma média de um furto por dia. Do total de vítimas, 133 tiveram seus veículos arrombados.
Ainda de acordo com o órgão, a maioria dos furtos este ano foram em Miami (29%), seguido por Orlando (26%), Miami Beach (10%), Sunrise (8%), Doral (7%), Aventura (6%), e outras cidades (14%).
O consulado informou que “a incidência é pequena em face do volume absoluto de visitantes brasileiros na Flórida: 1,5 milhão de turistas brasileiros em 2011; 1,6 milhão em 2012; e 1,7 milhão em 2013; segundo dados da “Visit Florida”.
Segundo o Consulado-Geral, os lugares em que furtos ocorrem com maior frequência são aqueles de grande concentração de pessoas, como parques temáticos e atrações turísticas, hotéis e grandes centros de compra.
Neste último caso, são comuns as ocorrências em que cidadãos brasileiros têm furtados seus pertences deixados dentro de veículos de aluguel, estacionados ao ar livre ou em estacionamentos pagos.
Dicas do Consulado do Brasil para prevenir-se de furtos:
– Estacione seu veículo em local seguro.
– Jamais deixe pertences no veículo (como passaportes, sacolas de compras, produtos eletrônicos).
– Na praia, não deixe seus pertences desacompanhados.
– Não entregue seus pertences a estranhos (ex: ao experimentar roupas em lojas de vestuário, não permita que o vendedor guarde seus pertences).
– Fique ainda mais atento em locais movimentados e frequentados por turistas, como centros de compras, hotéis, parques temáticos e estacionamentos (pagos ou não).
– Tome os mesmos cuidados que você tomaria em qualquer outro grande centro urbano.
– Para sua segurança, mantenha cópias, em meio eletrônico ou com parentes no Brasil, de documentos importantes, como passaporte e carteira de identidade. As cópias poderão eventualmente dinamizar o processo de obtenção de documento de viagem em caso de furtos.
Em caso de furto:
– Contatar a polícia local a fim de registrar queixa (“file a report”).
– Contatar o Consulado-Geral em Miami a fim de comunicar o ocorrido, em especial em caso de perda de documentos.
– Tão logo regresse ao Brasil, comunique o fato também às autoridades policiais brasileiras e aos órgãos emissores dos documentos furtados.
Contatos:
Consulado-Geral do Brasil em Miami – Setor de Assistência a Brasileiros
Tel. ++ 1 305-285-6251 / 305-285-6208 / 305-801-6202 e 305-801-6201
E-mail: assistencia.miami@itamaraty.gov.br
Site: miami.itamaraty.gov.br