Não é exagero afirmar que Copacabana é um dos endereços mais famosos do mundo. Cantado em versos de ícones da música brasileira e retratados em fotos e pinturas de anônimos e famosos, o local é a pedida certa de quem está no Rio de Janeiro a passeio ou a trabalho. E o que não falta são opções de lazer e belezas para admirar: bares, restaurantes, a praia, o calçadão em pedra portuguesa que com suas curvas virou marca registrada da cidade, além do Forte de Copacabana, construído no final do século XIX, com o objetivo de integrar o sistema defensivo da capital fluminense.
Pouca gente sabe, mas Copacabana é um dos bairros que mais concentra prédios no estilo art déco. Com características que remontam à Europa dos anos 20, as edificações trazem linhas geométricas e são inspiradas nas culturas grega e romana. Para quem quer conferir um pouco mais do estilo, vale uma passadinha na Rua Ronald de Carvalho.
A realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos na cidade trouxe mais uma atração imperdível para um dos locais favoritos de cariocas e turistas. O Forte de Copacabana será palco, neste sábado (6), da competição de Ciclismo de Estrada, prova que marca o início das competições ao ar livre dos jogos. O local servirá ainda de palco para Triatlo e Maratona Aquática. O dia também marcará o início das provas de Remo no Estádio da Lagoa.
FORTE – Em 1987, o Forte de Copacabana aposentou as atividades de proteção e passou a abrigar o Museu Histórico do Exército que tem como missão principal preservar a memória do Exército Brasileiro, bem como atuar como espaço cultural. O local funciona de terça a domingo, incluindo feriados, das 10h às 18h. Mais informações sobre as exposições permanentes e programas de visitação podem ser obtidos no site oficial.
LAGOA – Um dos principais cartões-postais da cidade, a Lagoa Rodrigo de Freitas oferece, além de um cenário deslumbrante, opções de passeio que agradam todos os gostos. O tradicional passeio de pedalinho pode ser a melhor pedida para um fim da tarde especial. Já para aqueles que curtem um pouco mais de emoção, o Parque dos Patins oferece uma pista de patinação para quem prefere as aventuras sob rodas.
Por Lívia Nascimento / MTur