Nada mais tradicional para comemorar a chegada de um novo ano que assistir uma queima de fogos de artifício. O colorido no céu prende a atenção de pessoas de todas as idades durante os primeiros minutos do novo ano. No Brasil e no exterior, cidades se destacam pela grandiosidade do show pirotécnico.
A queima na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, pode até ser a mais tradicional, mas não é única. Por isso, se você segue a tradição e quer participar do espetáculo de luzes e cores, fique atento aos sete roteiros indicados por Roberto Adler, gerente de vendas da agência Agaxtur.
Florianópolis
Na capital do estado de Santa Catarina, a queima de fogos é feita na Avenida Beira-Mar Norte. Na passagem de 2010 para 2011, cerca de 400 mil pessoas assistiram o show pirotécnico de 18 minutos. Outro ponto na cidade chama a atenção. É a Ponte Hercílio Luz, iluminada por 13 toneladas de fogos sincronizados com música. Para encantar moradores e turistas, foram formadas cascatas de fogos no céu e no mar da ilha catarinense. Uma dica: quem estiver na ponte terá uma vista privilegiada do espetáculo pirotécnico nos dois pontos da cidade.
Salvador
Passar o réveillon em Salvador é garantia de muita animação. Shows dos artistas da música baiana não faltam na cidade. Para completar a beleza local, é realizada uma queima de fogos gigante no bairro da Barra, que pode ser vista por quem estiver em um dos 11 bairros da capital baiana. O colorido no céu, após a contagem regressiva para o próximo ano, dura 15 minutos.
Rio de Janeiro
A praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, é palco da mais tradicional queima de fogos no réveillon nacional. Quando o relógio marca o primeiro minuto do dia 1º de janeiro um gigantesco show de pirotecnia tem início. Brasileiros e estrangeiros são contagiados pela queima posicionada no topo de hotéis e de barcaças ao mar, durante mais de 15 minutos.
Sidney
Uma das primeiras cidades a dar boas-vindas para o ano novo é Sidney, na Austrália. Às margens do porto da cidade, espectadores em terra ou no mar, a bordo de barcos, são brindados com um espetáculo deslumbrante. Nos primeiros 12 minutos do novo ano, as explosões coloridas são vistas na Sydney Harbour Bridge, em barcaças e em prédios.
Disney
A magia da Disney é marcada também na virada do ano. Na lagoa de Epcot Center, parque do complexo da Disney World nos Estados Unidos, o show IllumiNations clareia o céu nos primeiros 15 minutos do ano. A queima de fogos é parte do espetáculo que tenta recriar a criação do universo. Para isto, um globo terrestre surge no meio da lagoa do parque com projeções de imagens do planeta.
Nova York
Próximo ao Central Park acontece a queima de fogos de Nova York. Apesar de pequena, em relação a outros shows pirotécnicos no mundo, o frenesi marca a festa de réveillon. Durante o espetáculo de passagem de ano, uma chuva de confetes acontece no evento na Times Square.
Londres
Quando o Big Ben aponta meia-noite, Londres dá início a explosão de fogos de artifício no London Eye. Barcos navegam em torno do rio Tâmisa, fazendo o lançamento móvel. São dez minutos de muito brilho no ar.
Agência Hélice,
Especial para o Terra