Tem feito muito calor no Rio de Janeiro e precisamos encontrar opções mais amenas, para vivenciar a Cidade Maravilhosa, que é uma mistura de natureza e cultura. Resolvi, hoje listar algumas opções:
1) O Centro Cultural Banco do Brasil, perto da Igreja da Candelária, em pleno centro da cidade gtem um ar condicionado,que funciona a mil maravilhas e muitas curiosidades interessantes, além da beleza interna. Atualmente,você não pode perder a exposição de fotos, vindas da Comunidade Européia, denominada “Amor,Amor”. E tudo isso é grátis…
2) Outra joia da cidade é o Mosteiro de são Bento, perto da Praça Mauá, ainda no centro. De uma beleza barroca linda, a temperatura interior é amena e você pode se sentar para apreciar as belezas da linda igreja. Se puder, participe da missa com cantos gregorianos aos domingos. E tudo isso, é grátis…
3) Caminhar pela Floresta da Tijuca e respirar aquele ar puro, passando pela Cascatinha , a bonita capela com obras de Portinari, ver animais circulando e sentir paz interior pode ser uma grande pedida. E tudo isso é grátis…
4) O museu de Belas Artes perto da Cinelândia mostra um panorama da arte nacional, gratuitamente,com locais apraziveis para descansar e até tomar um suco ou uma água bem gelada.
4) A Igreja da Glória, normalmente não incluída em roteiros turísticos tem um plano inclinado gratuito e uma vista razoável da cidade. Se tiver nas redondezas, não pode perder a beleza interna…
5) O novo reposicionamento cultural da cidade traz no entorno da Praça Mauá,um museu genuinamente carioca: o MAR. Uma homenagem ao Rio, repleta de exposições e novidades.
6) Enfim, o Rio pode também ser usufruído e curtido com calor, incluindo a Casa França Brasil, o Centro Cultural dos Correios, as sombras do Jardim Botânico e do Aterro do Flamengo.
Fonte: Viajando com Bayard Boiteux