Uma viagem que não sai da memória passa pelo sabor da gastronomia regional, atrativo procurado por muita gente na hora de escolher o destino a ser visitado. Nessas horas, comida boa e atendimento de qualidade fazem a diferença e são importantes quesitos para que o turista volte ao local ou indique a viagem para os amigos.
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Neste sábado (11) é celebrado o dia do garçom, aquele que pode fazer da boa recepção uma experiência inesquecível para o viajante. Os profissionais atuam na linha de frente do atendimento ao turista em cafés, bares, restaurantes e hotéis, entre outros serviços que integram o turismo e têm papel essencial no setor, auxiliando a gerar renda nas regiões.
O setor onde esses profissionais estão inseridos é um importante aliado do turismo e da economia brasileira. Dados da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA) apontam que a indústria de alimentos para o mercado fora do lar cresceu 246,2% nos últimos 10 anos. Só no ano passado, a arrecadação foi de R$ 164,7 bilhões, número superior aos R$ 154,2 bilhões faturados em 2016, apontando um crescimento de 6,8%.
“Primo” como é conhecido pelos colegas e clientes, é José Primo Fernandes, 52, e integra a lista de trabalhadores que auxiliam no crescimento dessas estatísticas. O primeiro emprego como garçom foi há 15 anos em um famoso restaurante brasiliense e desde então nunca mais largou a profissão.
Ele relata que em todos estes anos já viveu altos e baixos no trabalho, mas gosta muito do que faz. “A gente aprende a receber os elogios e a lidar com as críticas dos clientes, mas tudo faz parte do dia a dia”, finaliza o paraibano, que mora em Brasília há 40 anos.
Além das funções em restaurantes e bares, os garçons podem exercer atividades especializadas em alimentos e bebidas como barman, somelier, chef e maître. Esses profissionais oferecem ao turista um tratamento mais especializado, criterioso e diferenciado.
Por Nayara Oliveira / MTur