Chef Mara Alcamim participa da delegação do MTur rumo à Fitur
Começa nesta quarta-feira (18), com a presença do Ministro do Turismo, Gastão Vieira, a ‘Feira Internacional de Turismo de Madri’ (Fitur) – um dos eventos mais importantes do setor de turismo no mundo.
O objetivo da delegação brasileira é estreitar as relações entre Brasil e Espanha, e buscar visitantes por meio de estratégias e de exemplos nacionais nos segmentos de turismo de cultura, ecoturismo, aventura e gastronomia, entre outros.
Por falar em gastronomia, um exemplo prático estará no evento: a chef Mara Alcamim. Dona dos restaurantes ‘Universal Dinner’ e ‘Quitinete’, em Brasília, Mara estará à frente de um coquetel que será oferecido já na noite de abertura do evento. Será o ‘Disfrute Brasil’, sediado no ‘Mercado de San Miguel’, no centro da capital espanhola.
E é Mara Alcamim quem fala da experiência…
O que significa este tipo de evento para a gastronomia do Brasil?
Para o Brasil, é a chance de comprovar a excelência de nossa matéria-prima. Levarei na bagagem ingredientes tipicamente regionais, e meu objetivo é fazer um apanhado do que de melhor fazemos por aqui. E para mim, é uma honra absoluta ter sido escolhida em meio a tanta gente talentosa espalhada pelo País.
Você pretende surpreender os participantes do evento com que tipo de receitas?
“Acho que os brasileiros presentes vão matar saudades de alguns pratos. Já os espanhóis, serão apresentados a sabores como pato no tucupi, acarajé, rolinho de feijoada, casquinha de bobó, pão de queijo recheado com pernil e galinhada com pequi, entre outros”.
A chance de estar na capital espanhola será aproveitada por você?
Sem dúvida… Tenho amigos por lá, e ainda terei a chance de percorrer restaurantes e conferir as últimas tendências gastronômicas da Europa. O próprio local do coquetel (‘Mercado de San Miguel’) é um endereço de referência em Madri. Sou uma viajante por essência, e é sempre um aprendizado fazer roteiros como esse.
Na volta, Mara Alcamim promete reunir amigos e repetir o que foi servido em terras espanholas. É esperar e conferir.
Fonte: Mtur