Bayard Boiteux

Vendas no Natal crescem 11,1%, de acordo com índice de varejo

Em meio a pandemia da Covid-19, as vendas de Natal no Brasil cresceram 11,1% em 2021, em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).

O período avaliado foi a semana entre 19 e 25 de dezembro. Dentre os destaques, o e-commerce registrou alta de 38,6%, enquanto as vendas físicas aumentaram em 8,8%.PUBLICIDADE

  • Santa Catarina foi o estado que mais aumentou suas vendas, com um faturamento 14,4% maior do que o mesmo período no ano passado, seguido por Rio de Janeiro (13,3%) e Minas Gerais (9,3%).

O ICVA também avaliou quais as categorias tiveram maior movimentação nos lucros. O setor de Turismo e Transporte lidera o índice em disparada, com aumento de 73% da receita.

Logo atrás estão itens de Livrarias, Papelarias e Afins, com 15,9% de aumento nas vendas este Natal. Outras áreas como vestuário, artigos de esportes, joalherias também tiveram aumento considerável.

Consumidores fazem compras em rua comercial de São Paulo

Consumidores fazem compras em rua comercial de São PauloREUTERS/Amanda Perobelli

O menor índice de vendas ficou com o varejo alimentício especializado, como lojas de chocolates, bebidas e doces que aumentaram suas vendas em apenas 1,9%.

De maneira geral, Pedro Lippi, Head de Inteligência da Cielo, avalia que o faturamento do Varejo no Natal teve comportamento superior ao observado na Black Friday em novembro.

Ele explica que o grande destaque do e-commerce foi impulsionado pelas vendas do setor de Turismo e Transporte. “Sem esse setor, o e-commerce teria um crescimento de 23,2%”, afirma.

Deixe um comentário