O Corredor T5 representará a primeira ligação transversal de transporte coletivo de grande capacidade no município do Rio de Janeiro, com característica de integração com os eixos de transporte radiais já existentes. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro, o projeto está concluído e as obras serão executadas pelo governo municipal do Rio. O sistema será implantado ao longo de vias com elevado volume de viagens por ônibus, ligando o Aeroporto Internacional Tom Jobim à Barra da Tijuca passando pela Penha.
Em sua concepção geral, o Corredor T5 será um sistema tronco-alimentador, com estação central e com ônibus com porta à esquerda, segregado do tráfego geral, com interrupções nos cruzamentos. Nas linhas expressas, existe a possibilidade de ultrapassagem nas estações.
As estações possuem plataforma a 90cm de altura para embarque em nível com os ônibus. O pagamento de tarifa e validação do bilhete é realizado nas estações e terminais, visando minimizar o tempo de embarque/desembarque dos passageiros e aumentar a velocidade comercial do sistema.
Há integração físico-tarifária com os principais eixos radiais de elevada capacidade do município: Ramais Deodoro, Belford Roxo e Saracuruna (de trem) e Linha 2 (do metrô).
Segundo o governo municipal, o T5 será servido por linhas de ônibus alimentadoras e complementares. As linhas alimentadoras são mais curtas, interligando o Corredor T5 com os bairros localizados na área de influência do traçado. As linhas complementares são mais longas, ligando o Corredor T5 ao Centro da Cidade e aos principais sub-centros urbanos (Zona Sul, Méier, Saens Pena etc.).
Características:
- Extensão: 28 km
- Duas linhas: Expressa e Paradora
- Dois terminais: Alvorada e Penha
- Seis estações duplas (linhas expressas e paradoras): Autódromo, Taquara, Tanque, Praça Seca, Madureira e Vicente de Carvalho
- Trinta estações simples (linhas paradoras)
Fonte: Portal da Transparência – Governo Federal