Para alunos do Pronatec Copa, curso de inglês é chance de ascensão profissional
O programa Pronatec Copa, iniciativa dos ministérios do Turismo e da Educação em parceria com o Sistema S, está sendo visto pelos alunos como um caminho para um futuro melhor. “Estou bastante empolgada e feliz com o curso. É um passo a frente na caminhada em busca da realização dos meus sonhos. Minha chance de crescer profissionalmente está no Pronatec”, afirma a camareira Genilda Costa dos Santos, 48 anos. A aluna do curso de inglês tem 14 anos de profissão, escolhida assim que chegou do Nordeste para morar no Rio de Janeiro. Ela trabalha há 4 anos na rede hoteleira Othon e acredita que o Pronatec Copa veio na hora certa para impulsionar uma promoção profissional. “Sempre trabalhei como camareira por gostar do que faço e por fazer bem feito. Já tive outras oportunidades de emprego, mas nunca aceitei. Porém, fiz um estágio como supervisora de andares e agora estou buscando uma qualificação para assumir este cargo”, avalia.
A colaboradora do hotel conta que não pensou duas vezes quando viu o anúncio do curso no mural da empresa. “O curso tem me incentivado nos estudos. Tenho o segundo grau completo, mas depois que voltei para a sala de aula estou com uma vontade muito grande de aprender. Quero voltar a estudar e completar minha prática com conhecimentos teóricos”, garante ela, cheia de planos. O tempo de profissão garantiu a Genilda uma vasta experiência no atendimento ao turista. E algumas lições para os mais jovens: “o reconhecimento é resultado de um bom atendimento, assim como um bom atendimento é resultado de qualificação”.
CHANCE ÚNICA
Evaldo Rodrigues de Sousa começou seu trabalho na rede hoteleira Othon há 15 anos, na função de commis. Passou para garçom, 2º maitre e hoje ocupa o cargo de 1º maitre. Seu projeto é abrir uma pousada, e para isso aposta na qualificação. “Estou concluindo agora a graduação no curso de Turismo. Meu inglês é muito básico, quero e preciso falar a língua fluentemente. O meu projeto depende dessa minha qualificação, e esse curso do Protanec é uma oportunidade como nenhuma outra”, conta ele.
O profissional conta que sua paixão pelo turismo é antiga. Já o entusiasmo com o trabalho em restaurantes é coisa de família: vários parentes também trabalham na área. Evaldo é o único no segmento hoteleiro, que, segundo ele, proporciona um verdadeiro intercâmbio de culturas, conhecimentos e experiências.
Para Genilda e Evaldo, o fato de o curso ser realizado no local onde trabalham é decisivo: não há preocupação com locomoção ou risco de atraso para as aulas, e a dedicação é garantida. “É uma oportunidade única. Outras empresas deveriam oferecer essa chance: é bom para os funcionários, para os turistas e para a própria empresa. Melhorar a qualidade dos serviços é contribuir para a evolução da cadeia produtiva e impulsionar a própria economia do país”, defendeu Evaldo.
A unidade Othon Copacabana (RJ) realiza, duas vezes na semana, aulas de inglês pelo programa Pronatec Copa. Empresas que tenham interesse em formar turmas devem entrar em contato com as unidades estaduais/municipais do Senac ou pela central telefônica do Ministério do Turismo: 0800 606-8484. Todos os empreendimentos participantes receberão uma identificação do governo federal, atestando que o estabelecimento fez parte da preparação do país para a Copa do Mundo de 2014.
Fonte: MTur