A capital da Espanha foi escolhida neste domingo sede do World Pride, o festival mundial do Orgulho Gay de 2017, na 30ª Assembleia Anual da InterPride, a Associação Mundial de Organizadores de Orgulho, realizada em Boston (EUA).
A candidatura de Madri foi defendida pelo representante da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Madri, Miguel Sanz, e membros da Associação de Empresários e Profissionais para Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transexuais de Madri (AEGAL).
Madri foi escolhida por unanimidade pelas mais de 80 delegações procedentes dos cinco continentes que compõem este organismo mundial, informou a AEGAL.
As cidades de Berlim e Sydney também concorriam a sede do evento, mas não superaram as fases prévias à eleição.
Roma, Jerusalém e Londres estão entre as cidades que já receberam o World Pride. Em 2014 o evento acontece em Toronto.
Madri já foi sede em 2007 do Euro Pride e, dez anos depois, organizará o Orgulho Mundial.
“O Orgulho de Madri contribuiu para mudar nossa cidade, inclusive nosso país, transformando-o em um lugar cheio de liberdade, realização, respeito e igualdade de direitos”, indicou em comunicado Juan Carlos Alonso, membro de AEGAL.
“Sabemos que os olhos da comunidade LGBT internacional estarão sobre nossa cidade e não vamos decepcionar porque estamos totalmente preparados para organizar o maior World Pride da história”, afirmou.
A capital espanhola contava ainda com o apoio do Coletivo LGBT de Madri (Cogam) e da Federação Estatal LGBT (FELGTB), assim como do governo da cidade de Madri e de diversas entidades públicas e privadas.
Fonte: FOLHA Turismo