Os brasileiros passaram a ser a grande maioria nos resorts nacionais.
Levantamento da associação Resorts Brasil mostra que os turistas tupiniquins foram 90% dos clientes dos resorts no ano passado. Ou seja, apenas 10% eram estrangeiros.
O cenário vem mudando desde 2008, quando os turistas internacionais representavam 43%, contra 57% de brasileiros.
O Ministério do Turismo credita o crescimento de brasileiros neste meio de hospedagem ao aumento do poder de compra da classe média –no ano passado, por exemplo, foram 197 milhões de viagens domésticas, valor recorde– e à crise internacional, que fez os resorts perderem clientes estrangeiros e assim incrementaram políticas para atrair brasileiros.
Segundo o estudo da associação Resorts Brasil, o faturamento desses hotéis também cresceu. Há quatro anos, foi de R$ 947 milhões; no ano passado, R$ 1,37 bilhão.
Segundo o Ministério do Turismo, a maioria dos resorts inscritos no Cadastur (Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas) está na Bahia –20. No Estado de São Paulo, há 17 cadastrados.
Fonte: FOLHA Turismo