Os turistas estrangeiros que vierem ao Rio durante a Copa do Mundo poderão contar com um programa de apoio criado pelo governo estadual. O “SOS Turista” foi anunciado, nesta segunda-feira (12), e terá uma cartilha para orientar os visitantes. Além disso, o projeto vai unir as polícias Civil e Militar e órgãos de Defesa do Consumidor para ajudar os estrangeiros durante a estadia na capital fluminense.
A finalidade do projeto, segundo o secretário de estado de Turismo Claudio Magnavita, é combater desinformações “que prejudicam a imagem do estado”. Segundo ele, se encaixam neste perfil o medo sobre as favelas (mesmo as pacificadas) e a violência nos protestos realizados em junho do ano passado, inclusive durante a Copa das Confederações.
“O Dona Marta, por exemplo, tem níveis de criminalidade menores que algumas outras partes da cidade. Não há só desinformação, há um certo preconceito”, afirmou.
O anúncio do programa foi feito após encontro com 15 cônsules de países participantes do mundial de futebol. O titular da Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat), Alexandre Braga, também participou do encontro. Segundo ele, a unidade terá delegacias móveis em pontos de grande movimentação turística.
Em aeroportos e rodoviárias, haverá “anjos da guarda”, como foram apelidados os agentes poliglotas que vão auxiliar os estrangeiros com questões básicas de permanência na cidade.
Fonte: G1