A estilista Martha Medeiros acha que seu ofício e o turismo têm relação estreita: ambos trabalham com sonhos e expectativas. Foi este o fio condutor da palestra que a alagoana, que elevou o status da renda renascença e a transformou em matéria-prima para uma grife de roupas e vestidos para ocasiões especiais, fez nesta sexta-feira (26), na Vila do Saber.
Convidada do Ministério do Turismo para o evento, Martha contou um pouco da sua trajetória, que hoje inclui vestir com rendas ícones do mundo artístico nacional e internacional, como Xuxa, Ivete Sangalo e Byoncé. Na visita do Papa Francisco ao Brasil, no ano passado, foi sua empresa que colocou cama, mesa e banho nos aposentos do pontífice.
Por trás das roupas da estilista, moldadas com rendas de bilro, renascença, labirinto, entre outras preciosidades da cultura brasileira, estão rendeiras de comunidades das margens do rio São Francisco, no cariri paraibano e em outras localidades do Nordeste. As comunidades seguem conceitos de sustentabilidade. Por meio do projeto Mãos que Fazem, Martha Medeiros mobiliza cerca de 400 artesãs reunidas em cooperativas de Alagoas, Ceará, Piauí, Paraíba e Rio Grande do Norte.
“É um projeto social que garante renda para as mulheres e ajuda na preservação desta arte que corre o risco de se perder”, diz. O trabalho inclui, entre outras ações, o resgate de pontos que se perderam no tempo, a mobilização para a implantação e manutenção das cooperativas, consultoria técnica com apoio do Sebrae e qualificação profissional.
A brasilidade é a marca registrada do trabalho da estilista. Em suas lojas, além das peças de renda, a música, os vídeos e até os quitutes oferecidos aos clientes ajudam a divulgar o Brasil.
Fonte: MTur