Bayard Boiteux

Teresina foi a cidade que mais avançou no turismo, aponta Ministério

Levantamento realizado pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, aponta que Teresina foi a capital que mais evoluiu no Índice de Competitividade do Turismo Nacional no ano de 2014.

A pesquisa, que mede o estágio de desenvolvimento de 65 municípios turísticos do país, indica que a capital piauiense registrou um avanço geral de 3,8 pontos este ano, em comparação com 2013. Ainda assim, Teresina ocupa apenas a 34ª no ranking do turismo nacional, registrando 58,8 pontos.

Nesta terça-feira (16), em Brasília, o Ministério do Turismo, o Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) realizaram uma cerimônia para premiar as cidades que se destacaram no setor.

Outra boa notícia é que Teresina também foi a cidade que mais evoluiu na dimensão “Aspectos Culturais”, com um crescimento de 10,8 pontos em comparação com 2013. Dessa forma, a capital do Piauí chegou aos 61,7 pontos neste quesito, nota que a colocou na 33ª posição da lista cuja primeira colocada é Salvador, Bahia, com 90,6 pontos. A avaliação leva em consideração indicadores como produção cultural associada ao turismo, patrimônio histórico-cultural e estrutura municipal de apoio à cultura.

Mas o melhor desempenho de Teresina foi no quesito “Capacidade Empresarial”, que avalia qualificação de pessoal, presença de grupos nacionais e internacionais do setor de turismo e concorrência. Neste item a capital piauiense chegou a 79,5 pontos.

Segundo o ministro do Turismo, Vinicius Lages, este é um primeiro passo para que o setor avance ainda mais. “Quando um destino desperta para a profissionalização de uma atividade econômica decisiva como o turismo, o trabalho focado leva a resultados estratégicos para o desenvolvimento local”, afirma.

De acordo com o Ministério do Turismo, um dos projetos que contribuiu para o bom desempenho da capital piauiense foi o desenvolvimento de um mapa dos pontos turísticos que compõem a Rede Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina.

A expectativa é que, até o fim do ano, seja lançada uma revista ilustrada com um levantamento feito por estudantes e professores. O plano inclui a exploração, pela iniciativa privada, dos roteiros elaborados por meio do projeto, e a aquisição de dois ônibus para percorrer as rotas.

Outra iniciativa de promoção ao turismo adotada pela cidade foi o Programa Táxi Turismo, que ofertou duas turmas de cursos gratuitos de qualificação a taxistas, para aprimorar o atendimento aos visitantes. O programa ofereceu aulas de inglês básico para conversação e qualidade no atendimento ao cliente.

O estudo – O índice de Competitividade do Turismo Nacional trata-se de uma metodologia que produz indicadores de desenvolvimento sobre 13 dimensões ligadas à atividade turística: Infraestrutura Geral, Acesso, Serviços e Equipamentos Turísticos, Atrativos Turísticos, Economia Local, Capacidade Empresarial, Aspectos Ambientais, Marketing, Políticas Públicas, Cooperação Regional, Monitoramento, Aspectos Sociais e Aspectos Culturais. O primeiro relatório nacional foi apresentado em 2008.  A versão de 2014 é a sexta da série histórica.

Fonte: Ministério do Turismo

Por: Gustavo Henrique Braga

Deixe um comentário