O vídeo de uma mulher sendo filmada em um avião da companhia Gol por não ceder seu lugar a uma criança que estava chorando viralizou em diferentes redes sociais nos últimos dias. A postagem, inicialmente feita como crítica à postura da passageira, virou alvo de internautas e mexeu com especialistas em direito, psicólogos, mães, influencers e viajantes.
O ocorrido envolve questões como direito do consumidor, direito aeronáutico, psicologia infantil e maternidade, exposição indevida de imagem e o compartilhamento de conteúdo na internet.
No Fantástico deste domingo (8), todas as partes envolvidas no caso foram ouvidas: Jeniffer Castro, a passageira que não cedeu o lugar, Eluciana Cardoso, a passageira que gravou o vídeo, e Aline Rizzo, a mãe da criança, que chegou a ser criticada por pessoas que acreditavam que era dela a autoria do vídeo.
Em entrevista ao Encontro, da TV Globo, na sexta-feira (6), Jeniffer Castro, a passageira que não cedeu o lugar, afirmou que foi xingada “várias vezes” pela mulher que gravou o vídeo.
Ao Fantástico, a advogada de Jeniffer disse que ela pretende processar as pessoas por trás do vídeo pelos crimes de difamação e injúria.
Eluciana, a passageira que gravou o vídeo, diz ter perdido “totalmente o controle” e afirmou estar arrependida de ter feito o vídeo. Ela disse ter cometido um erro e pediu desculpas para Jeniffer e para Aline, a mãe da criança.
Já a mãe disse ter sofrido “ameaças, xingamentos, críticas e até [falaram] que eu deveria jogar meu filho da janela do avião”. “Eu queria deixar claro que não fui eu que gravei, não filmei, não ofendi a Jennifer em nenhum momento, [nós] não conversamos durante o voo, apenas pedi desculpas por o meu filho estar sentado e retirei ele do local”, esclareceu.
Tudo começou quando o perfil @marycomciencia postou no TikTok o vídeo que viralizou com um texto dizendo: “e minha mãe que encontrou uma pessoa sem empatia com criança”. O perfil @marycomciencia é de Marianna, de 23 anos, filha de Eluciana, a mulher que fez a filmagem.
Na imagem, uma passageira está sentada em um assento próximo à janela, usando fones de ouvido e tentando ignorar o fato de estar sendo filmada sem autorização. Jeniffer, a passageira exposta, ficou conhecida na internet como “diva do avião”.
A intenção da mulher que fez as imagens e da filha que postou o vídeo em seu perfil era, inicialmente, constranger a passageira que não quis ceder seu lugar para a criança. Jeniffer, no entanto, procura não se envolver na discussão e mantém, em grande parte da gravação, os olhos fechados.
“Estou gravando a sua cara porque você não tem empatia com as pessoas”, diz a voz no vídeo. E completa: “Isso é repugnante, no século 21, não ter empatia com uma criança. Se fosse com um adulto, tudo bem, agora com criança é demais”.
Ao fundo do vídeo, é possível ouvir uma voz feminina criticando Jeniffer e uma criança chorando. Depois que o caso tomou as redes sociais, os perfis de @marycomciencia foram desativados.
Ao Fantástico, Marianna disse que “cometeu um erro de iniciante” por ter postado o vídeo sem ter escondido o rosto de Jeniffer. Eluciana, por sua vez, disse que o vídeo que gravou foi responsável por “gerar dor em todas as partes”.