Bayard Do Coutto Boiteux
A cidade maravilhosa acordou menos assustada e com uma vontade muito grande, de sonhar, de olhos abertos, que o pesadelo tinha seus dias contados. A violência urbana que nos assola,que mata inocentes e que maltrata de forma vergonhosa nosso maior patrimônio turístico,está pela primeira vez,em muitos governos,buscando ser reduzida,através de ações efetivas do governo estadual e da Prefeitura,que alem de desenvolver a inteligência,estão mostrando a comunidade a inclusão social,através da paz.
Nosso despertar foi diferente: a cidade já havia ganho, na semana passada um centro de convenções, que há muitos anos era pleiteado pelos gestores privados e que vai desafogar o Riocentro e, sobretudo, oferecer uma nova opção, para a captação e realização de eventos. Era mais um sonho,que havia se tornado realidade.
Por outro lado, o show do Live Earth permitiu que o mundo sentisse, de fato, nossa preocupação com a sustentabilidade e a destruição do planeta. Realizado num dos maiores cartões postais cariocas,a praia de Copacabana foi mais uma oportunidade de promoção institucional.
O Cristo também ganhou as manchetes internacionais do New York Times,The Observer,Le Monde ,Clarin por ter sido eleito uma das 7 novas maravilhas do mundo moderno.A imagem da cidade hospitaleira,que recebe a todos de braços abertos deve acarretar um aumento de 20% do fluxo de turistas internacionais que nos visita e a geração de 200 mil empregos.É preciso que a administração daquele atrativo possa ser feita pelos governos federal,estadual e municipal ,embora em nossa opinião,caiba ao município do Rio,a gestão.
Finalmente, os jogos pan-americanos vão acontecer nos próximos dias. São bons ventos que sopram mas que não podem ser desperdiçados,nem originarem novas disputas políticas,em virtude da proximidade da escolha de candidatos,para os cargos do executivo em 2008.Espero,também,que no âmbito da promoção,o Rio passe a figurar de forma decisiva,como carro chefe nas campanhas ,nos cartazes e folders do governo federal.
Ainda acordei com medo mas sei que a união faz a força e que a eleição do Cristo foi decisiva,para melhoria de nossa auto-estima.Vamos nos dedicar,a partir de hoje a aproveitar cada momento mágico de nossa cidade,para uma percepção positiva,que não pode morrer nunca em nossos corações,apesar das balas perdidas.
Rio, acredite em você e lute para se manter na vanguarda da mudança e no caminho de uma cidade para todos,com condições de dignidade e esperança de dias melhores,para os menos favorecidos,através do turismo.
Bayard Do Coutto Boiteux é diretor da Escola de Turismo e Hotelaria da UniverCidade.