Por Carlos Alberto Amorim Ferreira – Presidente ABAV Nacional
Que atire a primeira pedra: quem nunca desejou férias? Mais ainda: quem nunca fechou os olhos e quis estar em outro lugar, conhecer novas culturas, pessoas, gastronomias? Quem simplesmente não quis esticar os pés apreciando uma bela paisagem conhecida ou desconhecida?
Pois é. Nós, agentes de viagens, temos o poder de transformar em realidade o sonho de grande parte da população mundial.
Vendemos e comercializamos o produto que talvez seja o mais desejado do planeta: o turismo. Proporcionamos o bem estar, o laser individual ou familiar, concretizamos desejos, planos, ideais.
Quem está lendo isso pode achar que estou fazendo falsa modéstia. Mas já pararam para pensar que nossos consumidores, quando entram em nossas agências, deixam um pouquinho de seus sonhos conosco?
Temos nas mãos a responsabilidade de vender um produto turístico, programar destinos, contratar empresas de transporte para translado, acomodar em hotéis, alugar veículos, programar entretenimento, prestar informações de vistos, vacinas, clima, hábitos da população, moeda, câmbio, dentre outros suportes, tudo para garantir uma viagem perfeita.
2010 pode ser visto como o ano de nossa expansão.
Temos um público novo para atingir, para expandir nossos negócios, pessoas que cada vez mais querem tirar férias, descansar, viajar.
Isso sem falar no turismo de negócios, corporativo, que também precisa da nossa destreza e agilidade, principalmente diante da mudança global no padrão de trabalho do homem, que precisa aliar cada vez mais seu pouco tempo livre com o desempenho profissional e seus desdobramentos.
2010 é o ano que demonstraremos a força do nosso setor.
Claro que sabemos que nem tudo são flores, mas cabe a nós educar o novo e o velho consumidor e ensiná-los que existem informações que computador nenhum jamais prestará.
Quem já procurou na internet o gosto que tem jenipapo ou sapoti? Posso apostar que nada se compara a explicação verbal de quem já comeu ou conhece a fruta. O mesmo é feito com os destinos turísticos.
Da mesma forma, não há como comparar o prazer de se ler um livro ao de se acessar o mesmo pela internet. Ou comparar uma viagem cuidadosamente elaborada por um agente de viagens, a uma comprada pela internet, sem contato humano.
Por isso, gostaríamos de parabenizá-lo por tantos sonhos já realizados, por tantas vitórias já conquistadas e por tantas outras que ainda poderão conseguir.Graças ao seu trabalho e dedicação, pessoas estão mais felizes, famílias estão mais unidas, trabalhadores estão menos estressados, empregos estão sendo gerados, destinos estão sendo desbravados.
Desejamos que, da mesma maneira que temos o poder de transformar sonhos em realidade, que possamos mantê-los dentro de nós.
Dia 22 de abril, dia do Agente de Viagens!