A Abremar (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) reitera seu profundo pesar em relação ao ocorrido com o navio Costa Concordia, no último dia 13 de janeiro. Neste momento, integra-se à corrente de solidariedade em torno das famílias dos passageiros e da tripulação, na crença de que o episódio, caso isolado e raro, será rigorosamente investigado, propiciando as explicações necessárias e tão exigidas pela comunidade internacional.Em tempo, a Abremar reafirma seu profundo respeito aos profissionais envolvidos no resgate e auxílio aos hóspedes e tripulantes, reproduzindo, abaixo, os relatórios de segurança do European Cruise Council (ECC):
EUROPEAN CRUISE COUNCIL (ECC) – MENSAGEM DE SEGURANCA
“Durante as últimas duas décadas, as companhias de cruzeiros mantiveram o melhor índice de segurança da indústria de viagens, no transporte de mais de 90 milhões de hóspedes por todo o mundo. A nossa maior prioridade é garantir a segurança de nossos hóspedes, tripulação e embarcações. Todos os nossos navios possuem botes salva-vidas suficientes para todos a bordo, mais capacidade adicional de reserva. No início de cada viagem, todos os hóspedes passam por um exercício obrigatório de abandono para familiarização no evento de uma emergência.
Para garantir o cumprimento dos padrões de segurança, a Guarda Costeira conduz inspeções constantes em todos os navios. Tais inspeções focam nos equipamentos salva-vidas, assim como equipamentos diversos de segurança pessoal e ambiental. Além da Guarda Costeira, outros órgãos de segurança marítimos (como a Capitania dos Portos) de todos os países também inspecionam os navios regularmente. A proteção e segurança de nossos hóspedes e tripulação constituem sempre nossa maior prioridade.”
COMUNICADO CLIA – CRUISE LINES INTERNATIONAL ASSOCIATION
Fort Lauderdale, FL – 16 de janeiro de 2012 – Em 13 de janeiro de 2012, o navio da Costa Cruzeiros, Costa Concordia, atingiu uma rocha na costa da Toscana, Itália, após sua partida de Civitavecchia, em uma viagem de sete dias com cerca de 3.200 passageiros e 1.000 membros da tripulação. Enquanto a grande maioria dos passageiros e tripulantes foram evacuados com sucesso, também houve perda de vidas e ferimentos.A Costa Cruzeiros e autoridades italianas continuam a busca por passageiros e tripulantes ainda desaparecidos. A Carnival Corporation, empresa proprietária da Costa Cruzeiros, emitiu um comunicado que dizia, em parte:
“Esta é uma tragédia terrível e nós estamos profundamente tristes. A Carnival Corporation oferece seu pesar e condolências a todos os hóspedes do Costa Concordia, aos membros da tripulação e suas famílias. A Carnival Corporation e a Costa Cruzeiros disponibiliza todos os recursos para prestar assistência e garantir que todos os hóspedes e tripulantes sejam atendidos. Queremos expressar nossa profunda gratidão à Guarda Costeira italiana e às autoridades locais e membros da comunidade, que não têm medido esforços para ajudar na evacuação do navio e fornecer suporte para os nossos clientes e tripulantes. Estamos trabalhando para compreender plenamente a causa do que ocorreu. A segurança de nossos clientes e membros da tripulação continua a ser a prioridade número um da Carnival Corporation e todas as nossas linhas de cruzeiro”.
Acidentes como este são extremamente raros na indústria de cruzeiros, que continua a ser um dos mais seguros meios de transporte para férias. A CLIA e todas as suas linhas de cruzeiro membros estendem suas mais sinceras condolências à Costa e à Carnival e a todos aqueles afetados por esta terrível tragédia. Continuaremos a manter nossos membros agentes de viagens atualizados com todas as informações.
Fonte: Jornal de Turismo