Bayard Boiteux

Tulum preserva história do povo maia ao lado do mar do Caribe

ISABELLE MOREIRA LIMA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Se as previsões estiverem certas e este for mesmo o último ano de vida sobre a Terra, há um item fundamental para a lista de prioridades do ser humano: conhecer a cidade mexicana de Tulum.

Localizada na península de Yucatán, no sul do país, Tulum preserva um sítio arqueológico murado com mais de 60 estruturas utilizadas a partir do século 13 pelo povo maia -os mesmos que supostamente previram o fim dos tempos para 2012.

Como se não bastasse a importância histórica, um atrativo extra é o fato de as construções estarem localizadas à beira do mar do Caribe. De um lado, palácios e templos religiosos. Do outro, quatro tons de azul colorem o mar tranquilo na praia de areia branquíssima e finíssima. Precisa mais?

Não precisa, mas tem. Piscinas de água natural e cristalina dentro de grutas, restaurantes com pratos tradicionais locais e internacionais em versões inventivas, esportes radicais como o kitesurf, prática de ioga na praia e spas de relaxamento e beleza.

Esse cardápio de atrações e a facilidade de se chegar à cidade -90 minutos de carro desde Cancún- fizeram com que Tulum entrasse em dez entre dez listas de destinos obrigatórios em 2012.

Em apenas 24 horas na cidade, é fácil entender porque Tulum ficou grudada na cabeça do cineasta italiano Frederico Fellini.

Depois de visitar as ruínas maias, ele escreveu um roteiro sobre o local, nunca filmado, que acabaria por virar álbum em quadrinhos “Viagem a Tulum”, desenhado pelo italiano Milo Manara, de 1989 (no Brasil, foi lançada em 1992, pela Editora Globo).

QUANDO IR
A primeira coisa a ser decidida é quando ir. Uma boa ideia é evitar os meses de inverno no hemisfério Norte, principalmente dezembro e janeiro, quando o Caribe parece a melhor opção para turistas americanos e os preços cobrados por hotéis e restaurantes dobram.

A baixa estação de Tulum corresponde ao inverno brasileiro -os meses mais tranquilos e mais baratos vão de maio a novembro.
Porém, é importante levar em consideração que a temporada de furacões no México vai do mês de junho até novembro, e o Caribe fica em alerta entre agosto e meados de outubro.

RUÍNAS DE TULUM
QUANTO: 51 pesos
QUANDO: de 8h às 16h30
ONDE: Carretera Cancun-Tulum, km 133; tel. 011/52/987/2/0972

Deixe um comentário