Bayard Boiteux

Parabéns para o turismo brasileiro

Data reforça o potencial de um segmento que une orgulho nacional, força econômica e capacidade de atrair visitantes

Brasília (DF) – Arrume as malas… Há um Brasil inteiro à disposição! Hoje é o ‘Dia Nacional do Turismo’, e por que não aproveitar a data – e a sexta-feira – para conhecer as belezas das regiões próximas à sua cidade? Pode ser um passeio pela praia, uma ida ao campo, ou quem sabe viajar apenas para conhecer a cultura e a gastronomia de outra região. O objetivo é desvendar as maravilhas turísticas que o nosso país pode proporcionar.

Mesmo sem nenhuma lei específica de criação, a data é comemorada de forma consagrada por todo o Brasil. Sem muito consenso, alguns defendem que a celebração surgiu em homenagem à diminuição da jornada de trabalho conquistada na época da Revolução Industrial (meados do século XVIII), já que com o tempo livre os operários passaram a viajar mais, o que resultou em mais investimento e movimentação econômica.

Em Brasília, a data é comemorada com um concurso cultural lançado no início desta semana, pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal. Nele, os dez primeiros participantes que acertaram perguntas sobre o urbanismo da cidade foram contemplados com um passeio, na tarde de hoje, pelos principais pontos turísticos da Capital Federal, como o Palácio do Planalto e a Catedral.

“O turismo é uma atividade econômica de extrema importância e a cada dia ganha mais espaço no Distrito Federal. Aproveitamos o Dia Nacional do Turismo para convidar moradores e visitantes de Brasília a viverem nossa cidade e se surpreenderem com as belezas que ela possui. Somos um museu a céu aberto, nossos principais monumentos abrem gratuitamente e queremos que as pessoas descubram os encantos da Capital Federal”, disse Luis Otávio Neves, secretário de Turismo do DF, lembrando que neste domingo (04), às 10h, acontecerá a tradicional cerimônia de troca da bandeira, na Praça dos Três Poderes. Momento único para os visitantes, já que a solenidade é realizada apenas no primeiro domingo de cada mês.

No estado de São Paulo, o município de Itu reunirá hoje autoridades do turismo para uma noite de palestras e homenagens. Sob o tema ‘Importância da Formação Profissional em Turismo’, o evento acontece às 20h, no auditório do Sincomércio. Durante a solenidade, será entregue o ‘Diploma Francisco Flaviano de Almeida’, o popular Simplício, patrono da data em Itu.

CURIOSIDADE

Tramita no Senado Federal o projeto PLC 228/09 que institui o dia 8 de maio como o ‘Dia Nacional do Turismo’. A mudança seria uma forma de lembrar a histórica reunião que aconteceu na mesma data, em 1916, entre Santos Dumont e o então presidente do estado do Paraná, Affonso Alves de Camargo.

Na ocasião, o ‘Patrono da Aviação’ convenceu o presidente a desapropriar as terras pertencentes a um uruguaio e transformá-las em parque estadual, aberto à visitação pública. A investida deu certo, e hoje a área é conhecida como ‘Parque Nacional do Iguaçu’ (onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu, tombada pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade). Pela iniciativa, o projeto de lei sugere ainda que Alberto Santos Dumont receba o título de “Pai do Turismo Brasileiro”.

NÚMEROS

Muito mais do que proporcionar momentos agradáveis, o turismo brasileiro é responsável pela geração de emprego e renda. Afinal, mais de dois milhões de trabalhadores atuam no setor. Atualmente, 7,2 milhões de pessoas dependem das atividades características do turismo. E segundo o Ministério do Esporte esse número tende a aumentar com a realização da Copa do Mundo 2014. Serão cerca de 381 mil vagas temporárias criadas para o evento, onde 8% correspondem a lazer e 92% ao setor de hotéis, bares e restaurantes. A importância do setor turístico pode ser percebida ainda pela sua participação no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, de 3,6%, aproximadamente R$ 132 bilhões.

CLIQUES DE TODO O BRASIL

O Ministério do Turismo participa das comemorações do ‘Dia Nacional do Turismo’ com uma ação de valorização de nossos fotógrafos – profissionais ou não. Desde o início da semana, recebemos dezenas de imagens por meio do Twitter e do Facebook. Esse acervo está em nossa galeria de imagens, com o nome do fotógrafo e os locais onde foram feitas as fotografias. São pessoas comuns, apaixonadas pelos encantos do Brasil.

Fonte: MTur

Deixe um comentário