Hospede-se em um hotel fino nos dias de hoje e, junto com uma cama confortável e toalhas macias, há uma grande chance de você encontrar uma série de aparelhos high-tech.
Isso acontece no Plaza Hotel, em Nova York, próximo ao Central Park, onde iPads nos quartos permitem ao hóspede controlar “toda a experiência do hotel, desde fazer pedidos para o serviço de quarto até imprimir cartões de embarque”, segundo o estabelecimento.
O novo Trump International Hotel, no centro de Toronto, também oferece o serviço — ao lado das camas, controles sensíveis ao toque regulam a intensidade da luz e as cortinas.
No Ellerman Villa and Spa, na Cidade do Cabo, na África do Sul, visitantes podem usar aparelhos “touch screen” para requisitar massagistas ou mordomos.
De acordo com reportagem do site Digital Trends, tais sistemas estão se tornando a norma em hotéis de luxo ao redor do mundo, que os consideram a última palavra em conforto — e podem diferenciá-los das hospedagens baratas.
Exemplos citados pelo veículo incluem o Star Hotel and Casino de Sydney, na Austrália, onde os hóspedes usam o “touch screen” para ajustar a luinosidade do quarto, a temperatura e a música ambiente. O Royal Radisson de Moscou renovou seus quartos para torná-los mais atraentes — e incluíram os mais novos sistemas com uma interface multilíngue.
De acordo com o Control4, de Salt Lake City, uma das companhias que investem nessa moda, “um hotel inteligente é uma ideia inteligente”.
Em seu site, a Control4 afirma que sua tecnologia permite aos funcionários dos hotéis configurar os detalhes dos quartos remotamente, via internet.
Outra empresa, a texana AMX, diz que seus equipamentos “touch screen” incluem menus eletrônicos com imagens de pratos do restaurante e permitem aos hóspedes escolher a que horas eles querem sua comida entregue.
Fonte: FOLHA Turismo