Bayard Boiteux

Recife: lendária, libertária, dos velhos sobrados

Capital de Pernambuco completa 475 anos com calendário de festas

Ah, Recife! Cidade lendária, de revoluções libertárias, dos velhos sobrados. Recife de lindos jardins que recebem a brisa que vem do mar. Dos maracatus e de Pedro I. Nossa Veneza brasileira, parabéns pelos teus 475 anos completados neste 12 de março!

Localizada na foz dos rios Capiberibe e Beberibe, abriga um litoral circundado por rochedos de coral (arrecifes) que formam piscinas naturais de águas mornas. Uma cidade de clima tropical e alta umidade relativa do ar, que atrai turistas de todo o mundo para serem bem recebido pelos recifenses das praias de Boa Viagem, Piedade e Pina.

Quem chega por lá jamais esquece, e com certeza vai querer voltar. Uma típica cidade com belezas brasileiras. Terra de um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, Joaquim Nabuco, Recife abrange um pouco de toda a beleza de Pernambuco.
A cidade leva consigo a honra de ser escolhida uma das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014 e de estar construindo o maior shopping da América Latina.

Quem a visita pode se deparar com o requinte do passado e com imensas opções de lazer no Mercado de São José e no Recife Antigo, um dos pontos mais atrativos da cidade. Cidade se reúne algumas relíquias históricas tombadas pelo Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, como o Teatro Rua do Apolo, Estação do Brum e Forte do Brum, Igreja do Pilar e Igreja e Convento Madre de Deus.

Para quem gosta de uma boa culinária, está aí mais um motivo para visitar Recife, considerado o terceiro maior polo gastronômico do Brasil segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). E esse título não é à toa! Conta com uma infinidade de frutas, que permitem experimentar batidas com sabores exóticos e deliciosos. Sua culinária tem influências indígena, africana e portuguesa.

Para exemplificar esse cardápio, contamos com o conhecido ‘Ele e Ela’ – um caldinho de peixe ou camarão, bebido bem quente, acompanhado de um copinho de cachaça.

E se há outro exemplo que representa muito bem o Recife é o carnaval e sua cultura popular… Pastoril, bumba meu boi, maracatu e o frevo anunciam essa cidade para o mundo. Contém registro no Guiness, como o maior bloco de carnaval de rua do mundo – o Galo da Madrugada. E por falar em carnaval, é com ele que vai se comemorar o aniversário de Recife.

Nesta segunda (12), acontece, às 18h, na Praça do Arsenal, o ‘Corte do Bolo’ com show da Orquestra 100% Mulher e do Bloco o Bonde. No Marco Zero, o espetáculo ‘Encanto Recife: Um canto de amor ao Recife”, às 20h. Ainda comemorando o aniversário da cidade, o curso ‘Cidade, Cultura e Cotidiano: o Recife em interpretação1 (20 a 26 de março) na Casa do Carnaval; ‘Corrida das Pontes’ (25 de março) no Marco Zero; e para encerrar, dia 1º de abril, o ‘Viva Elis’, com Maria Rita, no Parque Dona Lindu. Parabéns, Recife…

Fonte: MTur

Deixe um comentário