O presidente da Embratur, Flávio Dino participou, na tarde desta quarta-feira, de audiência publica na CTD (Comissão de Turismo e Desporto) da Câmara dos Deputados. O objetivo do encontro foi apresentar aos parlamentares os planos e programas da autarquia para o ano de 2012. A reunião contou também com a presença de Domingos Leonelli, presidente do Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo).
Em sua apresentação, Dino destacou a importância da audiência para prestação de contas de como está sendo empregado o dinheiro público na autarquia. Além disso, o presidente ressaltou a necessidade no aumento do orçamento da autarquia para que as ações e campanhas promocionais sejam intensificadas. “Temos a campanha publicitária veiculada em 15 países, com investimento de R$ 26 milhões. É pouco dinheiro para uma campanha tão importante. Alguns estados federados gastam mais que a Embratur em promoção”, lamentou.
A expectativa é que o orçamento cresça em torno de 50%, passando para R$ 300 milhões. Segundo o presidente, esse crescimento pode vir com o direcionamento de emendas de comissão. “Não queremos competir por emendas com o MTur. Isso não faz sentido. É preciso fazer acordo para incorporar orçamento e incrementar a promoção internacional. O crescimento da ordem de 50% é razoável e compatível com a realidade”, disse.
Flávio Dino lembrou que a nova campanha publicitária da autarquia deverá ser lançada até julho. O material será voltado para os 17 mercados prioritários. Tratam-se dos 15 maiores emissores de turistas para o Brasil, mais o Canadá e o México. A ideia é promover um lançamento nacional com a presença da presidente Dilma Rousseff e outro lançamento internacional, em Londres, por ocasião das Olimpíadas 2012.
O presidente ressaltou que o trabalho da Embratur segue firme em 2012, com participação em 23 feiras internacionais, ações nos Jogos Olímpicos de Londres, ações publicitárias, realização de 25 press trips às cidades sedes e 60 no total, além de projetos especiais.
O desafio de aumentar o numero de turistas internacionais que visitam o Brasil continua. Em 2011, o numero foi um pouco maior de 5,4 milhões de visitantes, alcançando a meta prevista. Para 2012, a expectativa é alcançar cerca de seis milhões turistas estrangeiros, já que a meta prevista é 5,7 milhões.
“A meta para os próximos anos é chegar a dez milhões de visitantes internacionais, passando pelos grandes eventos internacionais. No ingresso de divisas, a meta para 2012 é de US$ 7 bilhões e acredito que iremos superar”, disse.
O presidente do Fornatur, Domingos Leonelli destacou a necessidade da criação da Conta Satélite do Turismo, como o principal desafio do fórum de secretários. “Uma conta especifica para o turismo permitirá que a sociedade saiba o tamanho real que o turismo tem e sua importância na economia”, disse.
Leonelli demonstrou apoio ao trabalho da Embratur e destacou como aspectos positivos o redirecionamento estratégico da autarquia, a promoção focada nas 12 sedes da Copa no mercado internacional, a reformulação na participação nas feiras internacionais com a redução no numero de feiras contempladas, além do apoio a voos charters. Do ponto de vista negativo, Leonelli elencou o baixo investimento da autarquia em promoção e propaganda do destino Brasil no exterior.
Fonte: Jornal de Turismo