Bayard Boiteux

Nova rota costeira contorna todo o litoral do País de Gales

O País de Gales, no Reino Unido, conquista turistas com seus castelos, sua herança cultural e histórica e seu litoral cênico. E é esse último o centro do evento turístico galês do ano: a abertura do caminho que percorre a costa de ponta a ponta.

Batizado de “Wales Coast Path” (caminho costeiro do País de Gales, em inglês;www.walescoastpath.gov.uk ), o roteiro une trilhas e vias já existentes a trechos novos, ligando Chepstow, no sul, a Chester, no norte.

São cerca de 1.400 quilômetros ao longo de escarpas rochosas, falésias, arcos naturais e praias protegidas por paredões de pedra.

Selecionado como um dos melhores destinos de 2012 pela “Lonely Planet”, o percurso todo foi preparado e sinalizado. A inauguração oficial ocorreu no último dia 5.

A via costeira se liga ao Offa’s Dyke Path National Trail (www.nationaltrail.co.uk/offasdyke), caminho que contorna a fronteira interior de Gales, criando um percurso ao redor do país, com 1.658 quilômetros.

DEVAGAR
A trilha litorânea é uma boa maneira de conhecer o país aos poucos, sem pressa, absorvendo a beleza natural, mas também a herança cultural, preservada com afinco pelos galeses.

Com exceção da capital, Cardiff, com 341 mil habitantes, e de Swansea, com 232.500, o País de Gales é um intrincado jogo de estradas estreitas entre vilas e cidadezinhas -e muitas delas destinos charmosos que podem servir de base para a caminhada.

Um exemplo é Laugharne (2.942 habitantes), que dá um toque literário à viagem: ali o poeta galês Dylan Thomas (1914-1953) viveu os quatro últimos anos de sua vida (leia mais aqui ).

Outro destino charmoso é Tenby (4.933 habitantes), cidade histórica que mantém suas estruturas medievais, rodeada por praias, celebrada como uma das mais belas da costa (leia mais ).

O caminho costeiro tem alguns trechos pavimentados, que podem ser usados por cadeirantes e ciclistas. Mas a maior parte do trajeto é mesmo de trilhas, cortando a vegetação das charnecas ou sobre morros pedregosos.

Há diferentes níveis de dificuldade, mas é bom ter em mente que é preciso enfrentar muito barro, trechos pantanosos, subidas inclementes e descidas traiçoeiras.

Mas o esforço vale a pena quando o trilheiro chega a cenários como o da Three Cliffs Bay (baía dos três penhascos, em inglês), em Gower, um dos cartões-postais da costa.

CUIDADOS
O preço de percorrer a costa galesa é a necessidade de certos cuidados e de uma programação detalhada, com atenção para a logística (saiba mais ).

Veja ainda dicas para enfrentar os percursos com segurança.

Depois, é só escolher quais trechos da costa galesa valem a caminhada -ou mesmo apostar no próprio fôlego e completar o primeiro caminho a percorrer toda a costa de um país.

Fonte: FOLHA

Deixe um comentário