Depois de criar, no ano passado, o caminho “Passo dos Jesuítas”, o governo paulista irá inaugurar na próxima terça-feira (5) mais uma rota de peregrinação religiosa em São Paulo. Batizado de “A Rota Franciscana-Frei Galvão”, o novo percurso terá 818 quilômetros de extensão e cruzará 31 municípios do Estado, a maioria deles concentrados nas regiões do Vale do Paraíba e Alto Tietê. São lugares por onde Frei Galvão, canonizado em 2007 e considerado o primeiro santo nascido no Brasil, teria passado e operado milagres nos séculos 18 e 19.
O caminho está dividido em cinco diferentes percursos: São José dos Campos-Guaratinguetá, Lavrinhas-Guaratinguetá, Bananal-Guaratinguetá, São Luiz do Paraitinga-Guaratinguetá e Guaratinguetá-Mogi das Cruzes-São Paulo. O objetivo do programa é que todos eles sejam percorridos a pé (exceto o trecho entre e Mogi das Cruzes e São Paulo, que pode ser feito de trem), para que os peregrinos possam observar as atrações naturais, históricas e arquitetônicas dessas regiões do Estado.
“Trata-se de um trabalho que usa rotas pedestres para mostrar o potencial turístico dos municípios paulistas” declara o secretario de Turismo de São Paulo, Marcio França, destacando que, no caminho, os viajantes poderão visitar pontos como o local onde Frei Galvão nasceu (em Guaratinguetá), a igreja em que ele foi batizado (também em Guaratinguetá) e o Mosteiro da Luz, na capital paulista, fundado pelo frade e que hoje guarda os seus restos mortais. No percurso, os peregrinos terão ainda a chance de conhecer as “pílulas milagrosas de Frei Galvão”, às quais se atribuem poderes curativos. Belezas naturais como a Cachoeira Grande, em Lagoinha, também fazem parte do trajeto.
O governo paulista deve lançar em breve outra rota de caminhada pelo Estado, desta vez inspirada nos passos dos bandeirantes.
Mais informações:www.caminhasaopaulo.com.br
Fonte: UOL Turismo