A San Francisco Travel Association, órgão oficial de marketing de turismo, anunciou que a cidade norte-americana recebeu 2,872 milhões de visitantes internacionais em 2011, representando um aumento de quase 10% sobre o ano de 2010 e quase 30% sobre 2009.
A Europa continua a ser o lugar que mais envia estrangeiros à San Francisco, com quase 1,5 milhão de visitantes em 2011, representando 11,6% do mercado e um aumento de quase 17% sobre 2010. No continente, o Reino Unido permanece como o principal mercado da cidade, com mais de 300 mil visitantes em 2011, um aumento de 9% sobre 2010. A Alemanha aparece em segundo, com 275 mil visitantes no ano passado, um aumento de 8,5% sobre 2010. O terceiro mercado é a França, com 265 mil visitantes em 2011, com aumento de 8% sobre o ano anterior.
A Ásia é o segundo mercado estrangeiro para a cidade, com mais de 800 mil visitantes em 2011. Quase um quarto destes são da China, que representa 18,2% do mercado. A Oceania é o terceiro continente, com 228 mil visitantes da Austrália no ano passado, ou 22% da fatia de mercado.
O quarto mercado é representado pela América do Sul, com 169 mil visitantes no ano passado, um aumento de quase 45% sobre 2010. O Brasil representa o maior mercado, com 94 mil visitantes em 2011, 50% a mais do que no ano anterior.
A entidade afirma que a procura de turistas pela cidade deve continuar a crescer, principalmente com a proximidade de alguns eventos esportivos, como a competição de regata America’s Cup World Series, que acontece entre 21 e 26 de agosto, e novamente entre 4 e 7 de outubro deste ano, sem contar as finais da America´s Cup em 2013.
O mercado internacional representa quase 20% do total de visitantes da cidade, que foi de 16,35 milhões em 2011, um aumento de 2,7% em relação à 2010. Os visitantes gastaram US$ 8,46 bilhões, 9,8% a mais do que no ano anterior. Em 2011 houve uma média de 129 mil visitantes diários em San Francisco, que juntos gastaram cerca de US$ 23,19 milhões por dia.
Fonte: FOLHA Turismo