Em Londres, presidenta Dilma Rousseff visita exposição sobre riqueza cultural e tecnológica do Brasil
Londres, Inglaterra – A embaixada do Brasil em Londres vai mostrar durante os Jogos Olímpicos de 2012 o que o país tem de melhor em atrativos turísticos e inovação tecnológica. A presidenta da República, Dilma Rousseff, o ministro do Turismo, Gastão Vieira, e o presidente da Embratur, Flávio Dino, visitaram hoje (26) a exposição “Brazil at Heart” (Brasil no coração).
A ação marcou a inauguração da nova sede da embaixada e é uma parceria entre os ministérios do Esporte, das Relações Exteriores e do Turismo, da Embratur, e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O local ficará aberto ao público de 28 de julho a 2 de setembro.
Os visitantes terão informações sobre as 12 cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA 2014 por meio de vídeos exibidos em 12 telas de LCD. Outra atração é o Visorama, sistema de realidade virtual em que, com um binóculo, o turista poderá “passear” pelo Rio de Janeiro com imagens panorâmicas em 360º.
“Os olhos do mundo estão voltados para Londres. Temos que aproveitar este momento para promover nossos destinos e nossos atrativos, o que o turismo brasileiro tem de melhor”, afirmou o ministro Gastão Vieira.
Dentro da campanha de promoção turística que está sendo realizada pelo Brasil na capital inglesa está o Torcida Social. Ele mostrará como fãs do esporte podem se integrar em uma competição pelos melhores palpites no Facebook e em smartphones. A ideia é que os participantes enviem previsões dos resultados das partidas e disputem o título de melhor palpiteiro. O aplicativo, que é adaptável a qualquer competição, será utilizado em eventos como o Campeonato Brasileiro de futebol e a Copa 2014.
Em outro ambiente da exposição, Neymar, um dos maiores craques do futebol mundial, convidará os visitantes a desafiá-lo nas embaixadinhas, em uma experiência virtual. O público poderá interagir com o jogador, recebendo bolas virtuais para mostrar o quanto está preparado para a Copa 2014 e para os Jogos Olímpicos de 2016.
O governo federal apresentará, ainda, a criatividade, a originalidade e a qualidade da produção artística brasileira. Haverá um video mapping, com projeção de imagens relacionadas ao Brasil, e uma instalação desenvolvida pelo coletivo artístico Bijari, de São Paulo, formado por arquitetos e artistas que se dedicam à criação de intervenções visuais e de multimídia. A mostra em Londres é uma parceria da Apex-Brasil com a Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT).
A Brazil at Heart estará aberta de terça-feira a domingo, das 12h às 18h, com programação variada, incluindo palestras e workshops organizados pelo governo brasileiro e por instituições parceiras. De 31 de julho a 15 de agosto, serão feitas ações, em parceria com os estados, para apresentações culturais, destacando a música, a gastronomia e os destinos brasileiros.
Além da exposição na embaixada, o Brasil poderá ser visto em várias partes de Londres. Peças publicitárias com imagens de destinos brasileiros serão adesivadas em seis ônibus turísticos de dois andares, 100 táxis típicos e 500 paradas de ônibus.
Fonte: MTur