Considerada a maior floresta tropical do mundo, a Amazônia é a grande homenageada do dia. A data escolhida, 5 de setembro, remonta à criação da província do Amazonas, em 1850, pelo então imperador D. Pedro II. Hoje, a comemoração de todos os brasileiros tem um significado sobre a preservação do ecossistema: conscientização.
A Amazônia ocupa cerca de 7% da superfície total do planeta e detém a maior bacia hidrográfica – quase um quinto das reservas totais de água doce. É considerada atualmente a maior reserva natural do mundo. A vasta biodiversidade da região, com espécies minerais, vegetais e animais, abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e parte do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.
“É um destino de atratividade internacional. Prova disso é que recentemente foi eleita como uma das sete mais bonitas paisagens naturais da atualidade”, lembra o diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico (DEAOT) do MTur, Ítalo Mendes, se referindo ao concurso internacional “Novas Sete Maravilhas da Natureza”, promovido pela entidade suíça N7W, em 2011, que também colocou as Cataratas do Iguaçu no ranking.
A floresta impressiona por sua beleza e vida. São parques ecológicos com quilômetros e quilômetros de rios e cachoeiras, que encantam os amantes do ecoturismo. “É uma oportunidade sem igual vivenciar a maior floresta tropical do mundo, uma região de superlativos”, afirma Ítalo Mendes.
Passaporte Verde
Um dos principais objetivos do Ministério do Turismo é conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação do maior patrimônio natural do Brasil. Recentemente, a pasta lançou a campanha Passaporte Verde, que trabalha o conceito “Turismo sustentável por um planeta vivo”. O projeto busca estimular a reflexão, mostrando que atitudes simples, como o consumo responsável e o uso racional dos recursos naturais, favorecem a proteção dos destinos turísticos.
O MTur também tem concentrado esforços com outros países para a preservação do patrimônio natural da Amazônia. O trabalho faz parte da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), que reúne membros do Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. “A intenção é desenvolver o turismo na região de forma integrada, pensando na estruturação, qualificação e promoção da Amazônia”, explica Mendes.
Conscientização e turismo responsável: faça sua parte para que a Amazônia também possa comemorar o aniversário!
Fonte: MTur