A Chna é um destino que todo turista que deseja ter experiências ciulturais diferentes deve conhecer. Fiquei estarrecido do facebook e do twitter serem proibidos. No entanto,existem redes sociais locais,que bombam…Pena que são em chinês….
Ao chegar ao aeroporto,me dfeparei com o primeiro problema: minha guia contratada pela internet e já devidamente paga não apareceu. Tive que tomar um taxi,para o Novotel.Tenho gostado de me hospedar na cadeia Accor .
Fiquei também confuso quando soube que nem todas as notas de 100 dolares poderiam ser trocadas. Há algumas restrições,quanto aos números e anos.
Os motoristas de taxi não falam inglês: os hoteis fornecem, cartoes com o nome do hotel e a frase “me leve de volta”, o que facilita muito.
Ultimamente,tenho solicitado serviços privativos: um carro à disposição com guia. Na China, foi a mesma coisa.No entanto, senti forte resistência da guia e do motorista para fazer qualquer alteração ou parada extra. Lamentei um pouco mas me acostumei. No entanto, em Xian, onde fiquei hospedado no central Sofitel foi bem diferente. O guia e o motorista fioram excelentes e de uma flexibilidade ninca vista. E o hotel,tinha um restaurante marroquino, onde se comia um bom couscous e na chegada, as nossas mãos eram lavadas com uma lavanda…. Me lembrei do check in nas Ilhas Mauricio…
Acabei aprendendo a andar de taxi sozinho e de metro. Com tipo ocidental, era constantemente abordado pelas prostitutas locais, que me diziam que queriam praticar inglês. Senti a cidade bem policiada e a vida barata, inclusive produtos internacionais. Sempre vou ao supermercado e adorei ver os animais exoticos ali vendidos.
Não se deve perder o espetáculo acrobático noturno. É barato e de uma competência única. Sugiro também visitar o mercado das flores e passerar sozinho nos hutongs, a parte ainda preservada da cidade. Uma visita ao zoologico tamém é crucial…
Fonte: Viagens Bayard Boiteux