Apreciar o pôr do sol na praia do Jacaré, em Cabedelo, é uma das opções para quem visita a Paraíba. Localizada a cerca de 20 km da capital João Pessoa, a praia fluvial, formada a partir do encontro do rio Paraíba com o mar, faz parte da lista dos pontos mais procurados pelos turistas que escolhem a região. O espetáculo de cores tem ainda um diferencial: a música clássica ao vivo.
No momento do pôr do sol, o Bolero de Ravel, obra considerada a mais importante da carreira do compositor e pianista francês Maurice Ravel, é tocado nos bares e restaurantes instalados às margens do rio. A canção é executada, diariamente, pelo músico Jurandy do Sax, já conhecido no turismo paraibano.
“Desde as 17h as pessoas já vão ocupando seus lugares, com máquinas em punho para apreciar o espetáculo da natureza”, conta a paulista Cleide Isabel que esteve na Paraíba em janeiro deste ano.
Acompanhar o pôr do sol das mesas dos bares não é a única opção. O fenômeno também pode ser observado de dentro de um dos catamarãs espalhados pelas águas do rio. “De qualquer um destes lugares a vista é inigualável. Porém, a dica é chegar cedo, pois sempre tem muita gente”, diz Cleide.
A praia do Jacaré tem atualmente 37 barracas de artesanato e o turista também tem a oportunidade de fazer passeios náuticos pelas pequenas ilhas de Stuart, Restinga, Tiriri e Andorinhas, com ricos manguezais.
Saindo de João Pessoa, o acesso à praia do Jacaré é feito pela BR-230.
A internauta Cleide Isabel, de São Bernardo do Campo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra.