Com a chegada do Carnaval, o Ministério do Turismo está focado na campanha Proteja – não desvie o olhar, do governo federal, voltada para o enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes. Nesta quarta-feira (06.02), o coordenador do programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), Adelino Neto, participou de reunião da Comissão Intersetorial de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), que tratou dessa e de outras campanhas.
Além de apoiar a Proteja, o MTur estará à frente de mais três campanhas de enfrentamento do problema, em 2013. A primeira será lançada em 18 de maio, Dia Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e as demais em junho, durante a Copa das Confederações, e em novembro, quando tem início a temporada de verão.
“Nossas crianças e adolescentes precisam de cuidados neste período. Precisamos ficar atentos para, se necessário, denunciar pelo Disque 100”, afirmou Adelino. “A ideia é que a campanha continue, a médio e longo prazos, para que o tema sempre fique em evidência e a violência contra crianças e adolescentes seja coibida com veemência”.
A campanha foi lançada semana passada e que se estenderá pelos próximos meses, com mais intensidade nas datas festivas e grandes eventos, como Carnaval, Copa das Confederações e Copa do Mundo. Secretarias de Turismo de estados e municípios já estão recebendo os materiais da campanha.
Serão distribuídos por todo o país 92 mil cartazes, 20 mil máscaras, 117,5 mil adesivos de carro, 20 mil adesivos de lapela, camisas, bonés e garrafas de água. Outras formas de publicidade também foram criadas, como filme para televisão e jingle para rádios. Os aeroportos brasileiros também contarão com banners em locais estratégicos para chamar a atenção de turistas brasileiros e estrangeiros para o assunto.
Além das campanhas, a reunião também tratou do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, que será lançado em 18 de maio, Dia Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Estiveram presentes na reunião representantes de Ministério da Saúde, Ministério do Esporte, Ministério dos Transportes, Infraero, Ministério Público do Trabalho, Secretaria de Políticas de Promoção a Igualdade Racial e Unesco.
Fonte: MTur