Única cidade do mundo a estar em dois continentes distintos, Europa e Ásia, possui por conta disso um cenário cultural muito peculiar. Unindo as diversidades do Oriente e do Ocidente em um único lugar, oferece diferentes atrações aos turistas.
O “Guia Visual Istambul” apresenta todas as informações necessárias para programar sua visita à metrópole. Estão lá os famosos banhos turcos, a basílica de Santa Sofia e o Expresso do Oriente.
Mapas e imagens ajudam o turista a se localizar e um histórico do local permite compreender algumas das peculiaridades de Istambul. Não são apenas aspectos culturais que se misturam na cidade, diferentes religiões se encontram também.
A cidade tornou-se a base da Igreja Católica Ortodoxa quando ela se separou em duas, mas a posterior dominação Otomana trouxe o Islamismo para a região. Deve-se ter alguns cuidados ao visitar estes templos para não ofender preceitos muculmanos.
Saiba como se portar ao entrar em uma mesquita:
*
Como Explorar as Mesquitas
Cinco vezes por dia ouve-se por toda Istambul o canto transmitido por alto-falantes instalados nos minaretes, convocando os fiéis à oração. Embora o Estado turco seja secular, mais de 99% da população é muçulmana. A maioria é da vertente sunita, mas existem também alguns xiitas. Ambos seguem os ensinamentos do Corão, livro sagrado do Islã, e do profeta Mamoé; os xiitas também aceitam a autoridade de uma linhagem de 12 imãs, descendentes diretos de Maomé. Os místicos islâmicos são chamados de sufis.
O interior de uma mesquita
A impressão que se tem ao entrar no salão de oração de uma grande mesquita de Istambul é de grande amplidão. O Islã proíbe imagens de seres vivos (humanos ou animais) dentro da mesquita, por isso não há estátuas ou pinturas figurativas. Os detalhes arquitetônicos geométricos e abstratos, porém, podem ser excepcionais. Homens e mulheres rezam separadamente, as mulheres em geral isoladas por um biombo ou balcão.
Crenças e costumes muçulmanos
Os muçulmanos acreditam em Deus (Alá), e o Corão compartilha com a Bíblia muitos profetas e histórias. Mas Jesus, que para os cristãos é o filho de Deus, no islamismo é um dos integrantes de uma linhagem de profetas -dos quais o último, Maomé, trouxe a revelação da verdade divina à humanidade. Os muçulmanos creem que Alá ditou os textos sagrados do Corão a Maomé por intermédio do arcanjo Gabriel.
Os fiéis têm cinco deveres básicos. O primeiro é a profissão de fé: “Alá é o único Deus e Maomé é seu profeta”. Além disso, devem rezar cinco vezes por dia, dar esmolas aos pobres e jejuar no mês do Ramadã. Por fim, pelo menos uma vez na vida, e se tiverem condições para isso, têm de fazer a peregrinação (baji) a Meca, cidade na Arábia Saudita onde nasceu Maomé e que também abriga a Caaba, santuário sagrado erguido por Abraão.
Visitas às mesquitas
Visitantes são bem-vindos na maioria das mesquitas de Istambul, mas os não muçulmanos devem evitar os horários de oração, sobretudo a principal congregação semanal e o sermão das sextas-feiras às 13h. Tire os sapatos antes de entrar no salão de oração. Ombros e joelhos devem estar cobertos. Mulheres têm de cobrir o cabelo, por isso, tenha sempre um lenço fino na bolsa. Não coma, não use flash e não se aproxime muito dos fiéis. É educado fazer uma contribuição à caixa de donativos ou a um funcionário da mesquita.
*
Guia Visual Istambul
Autor: Dorling Kindersley
Editora: Publifolha
Páginas: 280
Quanto: R$ 61,90 (preço promocional*)
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha
Fonte: FOLHA Turismo