Os turistas brasileiros estão viajando mais. E gastando mais, muito mais. No ano passado, deixaram a quantia recorde de R$ 44 bilhões no exterior. Cinco anos antes, o valor havia sido de R$ 16 bilhões.
Casas de câmbio de Paris trocam reais por euros
Na Corte Inglés, em Madri, intérprete conduz cliente por 9 andares
Nos EUA, que tentam avançar contra a crise econômica de 2008, os brasileiros injetaram R$ 16 bilhões só em 2012.
Ficam atrás apenas dos chineses no ranking dos turistas que mais gastam na terra do Tio Sam -em Nova York, são os primeiros.
Atentos aos lucros provenientes dessa expansão, grandes lojas, hotéis e museus de cidades de forte apelo turístico têm feito adaptações para atrair o paulista, o carioca, o mineiro…
Com uma das melhores coleções de arte moderna do mundo, o MoMA, de Nova York, acaba de lançar o audioguia em português.
Do outro lado do Atlântico, o grupo parisiense “Le Figaro” (que edita o jornal homônimo) passou a publicar em janeiro um suplemento de moda e viagens, com 200 mil exemplares trimestrais, também na língua de Camões.
Mas essa onda de tratamento VIP aos brasileiros não se restringe a ações pontuais.
No Reino Unido, um plano recente do governo incentiva que lojistas e hotéis aprendam a língua portuguesa.
Não se espante se for recebido com um “bom dia” em visita à tradicional loja de departamento Harrods, em Londres. (JOANA CUNHA, GRACILIANO ROCHA,BERNARDO MELLO FRANCO E LUISA BELCHIOR)
Fonte: FOLHA Turismo