Bayard Boiteux

Pernambucanos aprovam Salão de Turismo Rota 101 Nordeste

Terminou sábado (6/7) à noite o  primeiro Salão de Turismo Rota 101 Nordeste, que reuniu no Centro de Convenções da capital potiguar, desde quinta-feira passada, 128 expositores dos Estados que se beneficiarão  da duplicação da BR-101. São eles Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas.  De caráter misto, a feira  foi  visitada tanto pelo público final quanto por agentes de viagens.

“Estamos entusiasmados com a receptividade do primeiro salão”, comemora Antônio Roberto Rocha, proprietário da Argus Eventos de Turismo, responsável pela organização do evento, que já tem data marcada no próximo ano. Será em agosto e, se agenda do Cecon de Maceió permitir, acontecerá na capital alagoana. “Escolhemos Maceió para acolher o segundo salão em 2014. Só falta conseguir espaço na agenda no Centro de Convenções da cidade”, revela Antônio.

O secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa também saiu satisfeito com Rota 101. “Impressionante a organização e a receptividade desse primeiro salão. Não esperava tanta representatividade, não apenas em quantidade como em qualidade”,  confessa Feitosa, que  foi um dos palestrantes da feira. Ele falou, na sexta-feira à tarde, sobre o desenvolvimento econômico do Estado. “Aqui, nós tivemos a participação de  grandes empresas de turismo, como Luck, Flytour e CVC”,  complementa.

A beleza cênica do litoral de Itamaracá e do Convento de Santo Antônio, em Igarassu, estampada nas paredes do estande da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur) foi o cartão-postal do Estado utilizado para dar as boas-vindas no Rota 101.

Mas foi a indumentária de um caboclo de lança que mais chamou a atenção dos visitantes que  passaram pelo estande nos três dias do evento. Muitos paravam para tirar uma foto com o rosto emoldurado pela vasta cabeleireira e o corpo escondido atrás da colorida gola do caboclo de lança, o maior símbolo da cultura popular da Zona da Mata.

Os estandes  dos hotéis pernambucanos também atraíram a atenção do público que foi conferir a feira. Para reduzir custos, vários estabelecimentos  se uniram em grupos. Caso do Vila Rica, Park Hotel, Mar Hotel e Atlante Plaza, que foram vender o destino Recife. A representante de vendas do Vila Rica e Park Hotel, Adriana Ribeiro, acha que a estratégia surtiu efeito, afinal, a união faz a força, lembra ela. O objetivo, complementa,  foi não apenas vender os hotéis, mas também divulgar capital pernambucana como um destino de lazer.

“A ideia do Rota 101 é boa, resgatar o turismo rodoviário. Quando tem shows internacionais, nós recebemos muitos grupos de ônibus dessa região nos fins de semana. Mas precisamos movimentar o Recife o ano inteiro, e o salão pode ajudar”, crê Adriana, que não vê a hora de a obra de duplicação da rodovia chegar ao fim no trecho pernambucano. “Perto de Abreu e Lima está horrível”, reclama.

No estande de Gravatá, representantes do Hotel Canariu’s, Portal de Gravatá, Porto da Serra, Serrano, Villa Hípica e Casa Grandes apostaram suas fichas no evento de Natal. Otimistas,  esperam bons resultados da investida. “Não apenas o litoral pernambucano é o atrativo da rota.  Gravatá também está dentro do roteiro, que engloba 130 km à esquerda  e à direita do Recife”, defende o  turismólogo da Prefeitura de Gravatá, Patrick Serapião.

Para ele, a duplicação da BR-101 ajudará a alanvancar o turismo no Agreste também.”Ficará mais rápido e seguro viajar com duas pistas. As distâncias entre as cidades encurtarão. Quem não pegava a estrada antes, se sentirá atraído para viajar de carro”, especula Patrick.

Gravatá, segundo ele, é um destino bastante procurado pelos paraibanos, potiguares e alagoanos. “Com o término das obras na 101, ficará mais fácil vender nossa cidade”, acredita o turismólogo, que vê na sazonalidade o grande desafio a ser vencido pela Suíça Brasileira.

O Litoral Sul também marcou presença no evento, defendendo a parte do seu latifundio durante o Rota 101 Nordeste. Mais interessada em atrair operadores de turismo, a Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas também elogiou a feira. “Excelente iniciativa. Fomos bastante visitados por operadoras de viagem de São Paulo. O salão é um bom canal de divulgação de pacotes. E nossa intenção é atingir as agências”, esclareceu o supervisor de vendas do Summerville Beach Resort, Airon Vasconcelos Junior.

O primeiro Salão de Turismo Rota 101 Nordeste teve patrocínio do Ministério do Turismo (Mtur), da CVC, do Sebrae e do Banco do Nordeste, e contou com o apoio do governo do Rio Grande do Norte, da Associação Brasileira de Hotéis (ABIH-RN) e do trade local.

Fonte: Jornal do Commercio

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