Muito frio, calor desértico ou o conforto do hotel com a paisagem lá fora? Aqui o principal atrativo é aproveitar climas tão diferentes dos centros urbanos quanto a experiência que eles proporcionam. A escolha do viajante deve ser orientada pelo instinto de adaptação ao local.
NEVE
Para experimentar as delícias do frio, comer bem, se abrigar num cobertor, talvez esquiar e brincar na neve – o Le Crans, na Suíça, é uma boa pedida. No coração dos Alpes Suíços fica no topo de uma estação de esqui. Os chalés e restaurante dão uma vista fenomenal dos Alpes. Os serviços de Spa e os salões de bilhar oferecem uma experiência sofisticada.
Criou coragem? Tente a piscina externa com vista panorâmica. Você pode apreciar as montanhas cobertas de neve a poucos metros da borda.
Outra opção é o Kakslauttanen. Localizado perto do Parque Nacional Urho Kekkonen, o hotel fica acima do círculo ártico e, com clima absurdamente frio, o hotel conta com a maior sauna de fumaça do mundo. Durante o inverno, você pode passar a noite em um iglu tradicional ou um de vidro, pra apreciar as auroras boreais. Construído com um vidro térmico especial, ele mantém a temperatura normal no interior e evita que, na superfície, se forme uma camada de gelo, mesmo quando o ar lá fora atinge os -30°. A “vila do ilglu” também conta com uma capela e um bar construídos todos os anos com gelo. Safáris com huskies, motoneves e renas também são uma opção. Durante o verão, é possível aproveitar a experiência do sol da meia-noite.
DESERTO
Se você prefere calor e clima seco, listamos duas opções em dois continentes. No hotel Aire de Bardenas a temperatura chega aos 40°C. Premiadíssimo por sua arquitetura, ele está localizado no Parque Natural Bardenas Reales, região de Navarra, no norte espanhol, região declarada patrimônio natural pela UNESCO. Com arquitetura moderna e sóbria, o hotel oferece uma série de trilhas pelo ambiente desértico, além da melhor gastronomia espanhola, já que a poucos quilômetros estão cidades famosas por cultivar as melhores hortaliças e aspargos do país. São 42.500 hectares de muita beleza natural e tranquilidade, além de um oásis de conforto e modernidade no hotel.
Mais perto, na América do Sul, o Alto Atacama Lodge & Spa oferece uma experiência única de observação astronômica. Ele fica no vale Catarpe, no norte do país, onde o clima seco e a altitude – além da distância de grandes cidades com iluminação artificial – fazem do local o clima perfeito para a observação astronômica. Tanto que o complexo possui um observatório ao ar livre, em um monte de 300 m, onde os hóspedes recebem palestras e podem utilizar o telescópio.
A arquitetura foi inspirada no estilo das vilas locais para se misturar ao ambiente. Você também pode desfrutar dos serviços de spa ou – como o staff do hotel encoraja – colocar o pé na terra e fazer diversas trilhas pelo Alto Atacama, interagir com a cultura indígena local e ouvir suas histórias para entender melhor a região. Geysers, fontes de água quente, mountain bike pelo deserto e cavalgadas são alguns dos programas. São cerca de 30 excursões diferentes para se fazer por lá.