Estalar os dedos pedindo atenção. Levantar-se da cadeira assim que o avião pousa, antes que as luzes de atar os cintos se apaguem. Colocar malas demais no bagageiro de mão – ou reclamar da falta de espaço dentro dele. Falar durante as instruções de segurança.
Atitudes como essas, comuns durante viagens de avião, estão entre os hábitos dos passageiros que mais incomodam os comissários de bordo.
É o que mostra uma pesquisa realizada pelo site de viagens Skyscanner com 700 comissários de bordo de voos internacionais de 85 países.
Com base nas respostas dos entrevistados, o levantamento chegou a um perfil “ideal” de passageiro: ele é homem, tem em torno de 30 anos, viaja sozinho a lazer, e não a negócios, e ocupa um assento da classe econômica.
É a primeira vez que o site faz um estudo com comissários de voos internacionais. “O resultado nos deu uma noção real sobre o que eles pensam dos passageiros. É interessante constatar que, para eles, o passageiro ideal é homem e que, enquanto a maioria de nós adoraria viajar de classe executiva ou primeira classe, eles preferem trabalhar na econômica”, afirmou Sam Poullain, porta-voz do Skyscanner.