Considerada uma das pontes mais românticas de Paris, a Pont des Artes deve ficar cheia nesta sexta-feira (14), Dia de São Valentim — o equivalente ao Dia dos Namorados em muitos países.
A ponte para pedestres sobre o Rio Sena é um dos locais prediletos dos casais apaixonados para colocar cadeados como símbolo de seu amor.
Segundo a superstição, deve-se jogar a chave no rio como símbolo do compromisso. A única forma de quebrar o pacto de amor seria encontrar a chave do cadeado e destrancá-lo.
As chaves quase sempre são jogadas no rio, e algumas pessoas de coração partido acabam voltando com alicates para arrancar o cadeado de lá. Como quase não há mais espaço no parapeito da Pont des Artes, os cadeados com os nomes, as iniciais e até fotos dos amantes já sobem pelas luminárias que há por ali.
A superlotação, no entanto, preocupa a prefeitura da cidade há alguns anos. Acredita-se que o peso extra no parapeito possa gerar um acidente, pois partes da estrutura podem desabar sobre os barcos com passageiros que passam embaixo da ponte. A polícia também patrulha o local para tentar evitar que os cadeados sejam jogados no rio.
Fonte: G1