Bayard Boiteux

MTur incentiva o turismo em Parques Nacionais

Seduzir os turistas e incentivá-los a conhecer os Parques Nacionais é um esforço dos ministérios do Turismo e do Meio Ambiente. Com investimentos em infraestrutura, sinalização e divulgação, o objetivo é aumentar a visita às unidades de conservação do país.

Cativar e atrair turistas brasileiros e estrangeiros para a visitação dos Parque Nacionais é um dos objetivos da campanha promocional que será lançada pelo Ministério do Turismo, em parceria com Ministério do Meio Ambiente e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMCBio).

A assunto foi tratado em uma reunião realizada na última quinta-feira, 12, em Brasília, com a presença do secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz, e representantes do ICMBio, entre eles, o presidente da instituição, Roberto Ricardo Vizentin.

Em 2013 os parques receberam cerca de seis milhões de visitantes o que representou um acréscimo de 10% em relação ao ano de 2012. A campanha quer fortalecer os vínculos da população com a natureza, e que as pessoas sintam orgulho poder compartilhar essas belezas naturais com outros, obtendo um crescimento de 20% nos próximos anos.

O Brasil é o primeiro no ranking de competitividade de atrativos naturais, entre 140 nações, avaliadas pelo Fórum Econômico Mundial. Os Parques Nacionais poderiam gerar, só com visitação, pelo menos R$ 1,6 bilhão por ano, sem considerar o efeito nos arredores, ainda não foram calculados, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

“Estamos equipando alguns parques com infraestrutura para que atendam às necessidades dos turistas. Feito isso, precisamos de uma campanha promocional que mostre e incentive as pessoas a se encantarem com as paisagens e sentirem curiosidade de conhecer os lugares”, diz o secretário Vinícius Lummertz.

A campanha será veiculada na internet, em revistas, por folhetos, parada de ônibus, prédios públicos e por meio de vídeos promocionais, com prioridade para as 12 cidades-sedes da Copa do Mundo.

O público alvo é formado por famílias, jovens, casais e grupos que apreciam atividades ao livre. Além de mostrar as belezas naturais, a campanha pretende sensibilizar os cidadãos para a conservação dos parques, além de destacar a diversidade dos biomas brasileiros.

Em um termo de cooperação técnica entre o MTur e o ICMBio, assinado no final do ano passado, foram destinados R$ 10,4 milhões para infraestrutura de apoio ao turismo de 16 parques nacionais, próximos às cidades-sedes da Copa.

Fonte: MTur

Deixe um comentário