Em almoço de debate realizado nesta quarta-feira no Hotel Hyatt, em São Paulo, que reuniu o grupo de líderes empresariais da LIDE, o ministro do Turismo, Vinicius Lages, fez palestra sobre o legado da Copa para o turismo brasileiro. Lages falou sobre a visibilidade positiva que o país tem alcançado com a realização do megaevento e a abertura para novos mercados turísticos como colombianos, australianos e mexicanos, muitos dos quais vieram ao Brasil pela primeira vez.
“Queremos uma copa a cada mês”, disse o ministro ao se referir aos impactos positivos que o evento tem trazido à imagem do país. “É hora de admitirmos que temos empresários e governos capazes, equipamentos adequados e somos importantes para a economia mundial”, disse.
Em sua palestra, o ministro Vinicius Lages ressaltou o impacto econômico do evento com o aporte de cerca de R$ 6,7 bilhões na economia. Também falou das estimativas do Ministério do Turismo em relação ao número de turistas durante o evento: de pelo menos 600 mil estrangeiros além dos 3,1 milhões de brasileiros.
Lages lembrou ainda que as pesquisas que estão em andamento revelam, nas primeiras parciais, elevado índice de intenção de retorno e aprovação da experiência turística no país, com destaque para a hospitalidade do brasileiro. “Nosso país é um dos melhores lugares do mundo para celebrar a vida. Os turistas que nos visitaram têm mostrado um alto índice de satisfação com a Copa, o que a vinda ao Brasil superou as expectativas”, disse.
Em um pequeno balanço dos dez anos do Ministério, o ministro lembrou que o país é a sexta maior economia turística do mundo e que há desafios após o encerramento do ciclo da Copa. Reforçou que o Brasil conseguiu dobrar o número de viagens domésticas em dez anos, passado dos 100 milhões em 2003 para 200 milhões em 2013, e que teve um aumento de 43% do número de turistas internacionais neste período. Hoje são seis milhões de estrangeiros visitando o país, mas a meta do Plano Nacional de Turismo é duplicar este número até 2022.
A Lide reúne presidentes de empresas com faturamento anual acima de R$ 200 milhões, com políticas de responsabilidade sócioambientais. A entidade está presente além do Brasil em outras 16 nações. O presidente da Lide, João Dória Júnior, anfitrião do encontro, reforçou a importância de se aproveitar o aprendizado da Copa do Mundo na organização de outros grandes eventos, como as Olimpíadas.
Ouça aqui declaração do ministro Vinicius Lages sobre a importância da visibilidade gerada pela Copa ao Brasil.
Clique aqui e ouça afirmação do ministro Vinicius Lages a respeito da aprovação de estrangeiros quanto ao país.
Assessoria de Comunicação Social – Ascom/MTur
Telefone: (61) 2023-7029/7064 e (61) 8139-6223
e-mail: imprensa@turismo.gov.br