Mais de 96% dos visitantes pretendem retornar ao país
A hospitalidade do brasileiro, a gastronomia, os restaurantes e os alojamentos foram os itens mais bem avaliados pelos mais de 5,8 milhões de turistas estrangeiros que visitaram o Brasil em 2013. O percentual de aprovação desses serviços e infraestrutura turística superou os 93%, segundo mostra a Pesquisa de Demanda Internacional, realizada pelo Ministério do Turismo.
O país conseguiu também impressionar o visitante internacional com a segurança, a limpeza pública, o transporte urbano, os serviços de táxi e os aeroportos dos destinos brasileiros. Neste caso, o índice de satisfação foi superior a 72%, numa planilha que inclui 16 itens relacionados aos serviços turísticos e a infraestrutura.
A boa avaliação do turista internacional teve repercussão na fidelização do destino Brasil. Tanto que 96% dos entrevistados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), executora da pesquisa do MTur, manifestaram intenção de retornar ao país. Um terço deles visitavam pela primeira vez os destinos brasileiros.
O Estudo da Demanda Turística Internacional foi realizado em 15 aeroportos internacionais, que concentram 99% do fluxo aéreo, e 10 postos de fronteiras terrestres, que representam 90% da movimentação de estrangeiros.
Ouça aqui comentário de José Francisco Lopes, diretor de Estudos e Pesquisas do MTur, sobre o resultado.
Fonte: MTur