Bayard Boiteux

Antigo hotel Paineiras será centro de visitação do Cristo nas Olimpíadas

O antigo Hotel Paineiras, erguido em 1880 e desativado há 30 anos no Parque Nacional da Tijuca, será reformado a partir de setembro para a construção do Centro de Visitantes das Paineiras, que receberá turistas que vão para o Cristo Redentor. A obra, anunciada em coletiva nesta quarta-feira (12) e prevista para ser entregue em julho, um mês antes das Olimpíadas de 2016, tem como objetivo dar mais conforto ao visitante, diminuindo as filas e oferecendo atrações extras. O custo total foi orçado em R$ 65 milhões.

“O objetivo da obra é melhorar a qualidade de visitação ao parque, tendo em vista as Olimpíadas e o turismo em geral. A obra terá controle ambiental, uma nova bilheteria, com sistema de senhas para diminuir as filas, além de um restaurante panorâmico no último andar. Aqui nas Paineiras teremos um novo controle de ordenamento de trânsito e uma exposição permanente de parques nacionais para deixar a visitação mais agradável”, disse Pablo Morbis, diretor do Consórcio Paineiras-Corcovado.

De acordo com o chefe do Parque Nacional da Tijuca, Ernesto Viveiros de Castro, o Ibama já autorizou a revitalização do espaço.

“Foi emitida licença do Ibama para o projeto de visitante das Paineiras. Este é o parque mais visitado do Brasil, com mais de três milhões de visitantes por ano. Apenas no Corcovado, são dois milhões por ano. Finalmente, teremos o Centro de Visitantes das Paineiras, que é pensado há 10 anos”, disse.

Visitação normal durante obras
Durante as obras, a visitação do parque irá acontecer normalmente, mas haverá uma redução de vagas para carros particulares. Para evitar transtornos, o consórcio aconselha aos turistas que utilizem o transporte feito pelas vans, que saem do Largo do Machado e Copacabana, ambos na Zona Sul do Rio.

“A visitação vai acontecer normalmente, mas é fortemente recomendável que utilizem o sistema de transportes de van que vai direto ao Corcovado. Além disso, finalizamos o projeto da Praça do Lido, em Copacabana, e até o final do ano iremos apresentar uma nova estrutura lá. Muito mais harmônica com a praça e melhor estruturada para receber o turista, com área de embarque de dentro da praça, com aplicação de senhas para que as pessoas não fiquem na fila, enfim, um novo modelo”, afirmou Pablo Morbis.

Após a conclusão da primeira fase das obras, será iniciada a última etapa que envolve a ampliação de estacionamento. O secretário municipal de Turismo, Antônio Pedro de Mello, afirmou que após esse projeto, o objetivo é atender a Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. “Com a entrega das obras na Barra da Tijuca para os jogos de 2016, já constatamos que a Barra é o segundo polo de turismo do Rio, depois de Copacabana. Aproveito a oportunidade para fazer uma provocação e atender aquela área com um posto para trazer os turistas da Zona Oeste para o Corcovado, assim como temos em Copacabana e no Largo do Machado”, disse.

Atrações do Centro de Visitação Paineiras:
– Exposição multimídia permanente sobre o Parque Nacional da Tijuca, outras UCs do Brasil e diferentes biomas, em área de 1.086 m².
– Espaço cultural para exposições temporárias
– Loja de lembranças
– Restaurante com vista panorâmica
– Restaurante self-service com deck
– Lanchonete, localizado no mirante do antigo alpendre com suas colunas de ferro trabalhado e vista panorâmica da Zona Sul
– Coleta de água da chuva e o uso de materiais construtivos com baixo impacto ambiental.

Fonte: G1

Deixe um comentário