Em Fórum, Embratur apresentou arquitetura da Marca Brasil, considerada a mais importante dos países latino-americanos
A criação de uma marca é um dos passos mais importantes para a boa colocação de uma empresa no mercado. No turismo, a lógica é a mesma. Por isso, a construção de uma “Marca País” é fundamental para a promoção e impulso do setor. Para debater esse tema e fortalecer a América Latina como um destino potencial para turistas de mercados emissores distantes, órgãos de diversos países se reuniram no III Fórum Internacional de Marca País, que aconteceu em Lima, no Peru, no final do mês de novembro.
Representando a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), o assessor especial da presidência, Walter Ferreira, apresentou a arquitetura da Marca Brasil no painel “A marca país e a arquitetura de marcas”. Segundo ele, a discussão sobre como cada país estrutura suas marcas promove uma reflexão mais profunda, de criação de uma marca da América Latina a ser apresentada ao mundo, principalmente para mercados de longa distância.
“Cada vez mais a promoção de um destino está identificada com a promoção de uma marca. Marca essa que é um conceito de como um país se identifica, das mensagens que ele transmite para atrair os turistas. O que diferencia cada posicionamento é a percepção final do público que define para onde vai viajar”, explicou Ferreira.
Em sua palestra, Walter também trouxe um breve histórico sobre a construção da Marca Brasil, as pesquisas de opinião realizadas para a criação da mesma, a visão da instituição como orientadora de uma nova marca e como, a partir das respostas dos turistas, surgiu a primeira marca de identidade visual do turismo brasileiro.
Realizado anualmente, o evento, que aborda temas como marketing, legislação e uso de marcas, definiu Bueno Aires, na Argentina, como sede do próximo Fórum, que acontecerá em novembro de 2016. Na edição de 2015 estiveram presentes, além do Brasil, países como México, El Salvador, Panamá, Costa Rica, República Dominicana, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Argentina, Uruguai e Cuba.
Marca Brasil
Criada a partir dos resultados apontados pelo Plano Aquarela, documento que orienta as ações de promoção turística do país no exterior, a Marca Brasil representa a imagem do Turismo do Brasil e das suas qualidades de exportação. Para além disso, a marca traduz a imagem que os turistas internacionais têm do país: multicolorida, refletindo aspetos como a alegria, a sinuosidade, a luminosidade e a modernidade.
Estudo recente mostrou que o Brasil se manteve no 1º lugar no ranking da Latin America Country Brand Report 2015, que mensura a percepção da população de outras regiões do mundo em relação a 21 nações latino-americanas. A Marca Brasil foi considerada, pelo segundo ano consecutivo, a mais valiosa na região, seguida pela Argentina, México, Chile e Peru.
Fonte: Embratur