A crise financeira influenciou nos planos dos amapaenses interessados em comprar pacotes turísticos ou mesmo passagens aéreas. O reflexo disso foi parar no mercado. Só em 2015, dez empresas do setor fecharam as portas no Amapá. O levantamento é da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav) no estado.
A baixa procura de clientes fez com que os empresários se unissem em uma campanha para divulgar o trabalho das operadoras de turismo e agências de viagens.
A presidente da Abav no Amapá, Pietrina Costa, disse que entre os pontos principais da campanha, está o esclarecimento sobre o papel das agências na compra de pacotes. Ela diz que a categoria sente os efeitos da crise econômica no estado e que muitos clientes acabam comprando pela internet.
“A campanha quer que as pessoas percebam a necessidade de se trabalhar com o agente de viagens, que é um consultor, um porto seguro de quem busca viajar e traçar um roteiro. Hoje a internet oferece muitas facilidades, mas também pode apresentar muitos problemas para os consumidores”, enfatizou.
A concepção da campanha foi criar peças publicitárias que combinem apelos verbais fortes e imagens sugestivas. A campanha será divulgada na internet e meios de comunicação.
De acordo com a presidente, atualmente 25 agências de turismo estão cadastradas na Abav.
“Começamos a campanha quando vimos muitos colegas fechando portas e profissionais que se formam, sendo desvalorizados no mercado. E com a crise econômica no estado, muitas agências poderão ser fechadas em 2016, por isso a campanha busca a valorização do setor”, ressaltou Pietrina.
A Abav busca aproximar o agente de viagem do seu cliente por meio de ícones e dizeres que humanizam esta relação. “Ter o contato é muito importante, pois muitas vezes o agente faz consultoria de graça e orienta todos os procedimentos para o consumidor”, disse.
A campanha foi lançada no dia 1º de abril e segue até o dia 30 em alusão ao Dia do Agente de Viagens, celebrado no dia 22. “Esse evento envolve todos que fazem parte do turismo no Amapá e é uma grande vitrine para a divulgação do estado e de suas riquezas naturais, sua beleza arquitetônica e gastronômica”, avaliou.
Fonte: G1