MTur reforça a importância da qualificação em Salão de Turismo
A qualificação profissional é uma poderosa estratégia de mercado e fundamental para o desenvolvimento do setor. A afirmação foi feita pela secretária Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo do Ministério do Turismo, Teté Bezerra, durante o 23º Salão Paranaense de Turismo nesta quinta-feira (16). No evento, realizado em Curitiba, ela defendeu a preparação dos profissionais do setor como uma aposta certa para promover melhor os roteiros e consolidar os destinos.
“A pessoa que trabalha com turismo, seja operador, guia, ou gestor, tem que estar preparado para receber bem. Este setor é uma atividade econômica que tem uma relação íntima com a qualidade dos serviços ofertados”, disse. “Saber comercializar os destinos traz uma maior competitividade”, completou.
Para o público formado por gestores municipais e federais, acadêmicos, além de representantes do trade turístico, Teté Bezerra detalhou os principais programas do MTur voltados para qualificação. Também reforçou a importância das parcerias e uma maior articulação entre os diversos setores para a definição das ações. “Os projetos têm que ser pensados para alcançar os mais diversos públicos e o ministério atua em parceria com os estados e municípios para definir melhor sua atuação”, garantiu.
Entre as iniciativas apresentadas pela secretária está o Pronatec Turismo Cidadão Técnico, o MedioTec, lançado este ano. Teté também falou sobre a modalidade de ensino à distância do Pronatec. A iniciativa atenderá os 2.175 municípios do Mapa do Turismo Brasileiro, sendo 182 cidades do Paraná, com a oferta de 25 cursos, que vão de recepcionista a operador de produção em unidade de tratamento de resíduos, passando por produtor de cerveja e idiomas como inglês e espanhol básicos.
O secretário Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, Lourenço Kür, também defendeu uma atuação conjunta das diversas áreas e lembrou que, desde 2005, o munícipio mantém parcerias com o ministério. “Nós tratamos a capacitação como uma das prioridades. Somos parceiros do ministério há 12 anos e Foz deu um grande salto nesta questão. Estamos focados em melhorar a qualidade dos nossos serviços através de capacitação”, disse. Atualmente, a cidade ocupa o 2º lugar no ranking entre os roteiros mais visitados do Brasil.
NA PALMA DA MÃO – A plataforma Braços Abertos também foi destacada na apresentação. A iniciativa ofertará vagas ilimitadas e gratuitas para cursos de 80 horas sobre temas como prevenção à exploração sexual, educação ambiental e noções de direitos humanos, por exemplo. O conteúdo poderá ser acessado, já neste semestre, por smartphones, tablets ou qualquer dispositivo com acesso à internet.
Servidores municipais e estaduais que trabalham com turismo também poderão participar do curso de Qualificação para Gestores Públicos por meio da plataforma digital. Com 50 horas e vagas ilimitadas, a capacitação dará ênfase às áreas como de planejamento e legislação. A iniciativa está prevista para ser disponibilizada no segundo semestre de 2017.
SALÃO DE TURISMO – O maior evento de turismo do Paraná segue até este sábado (18), com painéis sobre qualificação, feira de negócios, mostra de regiões turísticas do estado, entre outras atividades. O evento é promovido pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR) e reúne empresas e instituições do setor turístico.
“A instituição trabalha para ver nosso associado e os profissionais do trade cada vez mais capacitados”, disse o presidente da ABAV-PR, Pedro Kempe. “Participar de um evento como esse significa buscar oportunidade, novos negócios, conhecer novos produtos e destinos e novas ferramentas de trabalho. O turismo também é feito de relacionamentos”, concluiu.
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, que participou da abertura do Salão, também registou que para multiplicar riquezas transformando a história e os atrativos locais em produto turístico, a capacitação é fundamental.
Fonte: Mtur