Brasil tem mais de três mil museus para serem visitados. Desde os museus que ajudam a contar a história do país e guardam costumes aos museus que nos fazem pensar no futuro e novas tecnologias.
São Paulo é o estado que abriga o maior número de museus com um total de 517, segundo levantamento feito pelo governo em 2010. Na cidade de São Paulo estão museus famosos como o Masp, cuja arquitetura do edifício -projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi- chama atenção na Avenida Paulista. O acervo do Masp abrange um amplo período de arte italiana e francesa.
Também em São Paulo fica o Museu do Futebol, que ajuda a contar e presevar a história do futebol como expressão cultural no Brasil. O museu tem 15 salas e mostra desde os maiores ídolos às grandes jogadas. Além de ter a maior biblioteca sobre futebol do país.
O Rio de Janeiro abriga o Museu Nacional, maior museu de história natural e antropológica da América Latina. Foi fundado por Dom João VI como parte do programa de promoção dos avanços culturais e econômicos do país.
Também no Rio fica o Museu do Amanhã. Inaugurado em 2015, o museu científico tem como principal proposta ser um ambiente de explorações e novas ideias sobro como será o futuro baseado no que vivemos hoje.
Na região norte do país, o Museu Amazônico em Manaus conta a história da Amazônia e tem uma biblioteca especializada em assuntos relacionados à Amazônia.
Em Minas, o Instituto Inhotim foi aberto ao grande público em 2006. Idealizado pelo empresário mineiro Bernardo de Mello Paz, a propriedade privada é hoje muito visitada e guarda um dos mais relevantes acervos de arte contemporânea.
No Rio Grande do Sul, segundo estado com maior número de museus, o MARGS conta com mais de 3.660 obras de arte, que vão da primeira metade do século XIX até os dias atuais, abrangendo diferentes linguagens das artes visuais. O acervo é composto por arte brasileira, especialmente gaúcha.